Você sabe a diferença entre véu e mantilha?

mantilha e véu

Foto: Ricardo Hara

Um dos primeiros itens para compor o look das noivas, sem dúvida, é o vestido. Ele é o grande protagonista da noite e as convidadas até se emocionam com tanta beleza. Mas é importante não se esquecer dos acessórios que o acompanham, entre eles o véu e a mantilha.  Por falar neles, você sabe quais são as suas diferenças? Por serem bem parecidos e terem a mesma finalidade, as noivas acabam confundindo bastante. Confira o nosso post e se torne uma especialista no assunto!

 

O véu

Na Grécia Antiga, o véu era utilizado para proteger a mulher de maus olhados e até mesmo “esconde-la” de admiradores. De acordo com a Bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres, e também é utilizado como representações de Maria, mãe de Jesus.

Você sabia que o véu nem sempre foi branco? Antigamente a peça tinha cor azul por inteiro ou em alguns detalhes para simbolizar tranquilidade e paz. Depois veio a cor vermelha, até que chegou a tradição do branco.

 

Principais características do véu

– O véu é confeccionado a partir de tecido bem fininho, normalmente o tule é o escolhido para essa ocasião.

– Geralmente é mais clean, sem muitos detalhes, com um acabamento super discreto.

– A noiva pode adicionar rendas em seu tecido, mas apenas como detalhes. Se ele fizer um contorno sobre o tecido já é considerado mantilha.

– Está cada vez mais comum as mulheres entrarem com véu no rosto.

Existe uma possibilidade de tamanhos para o uso do véu, podendo ser véu longo, véu ponta de dedo, véu cotovelo, véu ombro e voilette. Ou seja, há véus que ultrapassam o vestido, os que vão até o fim de vestido, os que batem nas costas e os mais curtinhos.

O véu longo pode ser bem grande e ultrapassar bastante a calda do vestido.

– Não há uma forma exata de prender o véu no cabelo, pode ser tanto por cima quanto por baixo do cabelo. Isso fica a critério da noiva e do seu cabelereiro, o local aonde ele é preso muda o caimento do véu.

– Há vários tipos de véu, desde os mais volumosos até os mais finos.

 

A mantilha

A mantilha é um acessório que se originou na Espanha há muito tempo com o intuito de ser passada de mãe para filha. Apenas famílias super tradicionais usavam esse acessório naquela época. Com o passar do tempo essa regra foi se modificando e a matilha foi se adaptando aos dias de hoje e aos gostos pessoais de cada noiva.

 

Principais características da mantilha

– A principal diferença entre esses dois acessórios é que a mantilha é bordada em volta de todo o tecido. Inclusive, é a partir daí que a noiva consegue entender facilmente essa diferenciação.

– A mantilha precisa seguir a mesma renda do vestido da noiva. Se você olhar a foto abaixo, é possível ver que a renda é exatamente a mesma. Ou, se a noiva preferir, pode utilizar um vestido liso, sem renda alguma.

– O tecido é um pouco mais pesado do que o véu, mas nada tão perceptível assim.

– A mantilha tem todo um aspecto medieval relacionado a época. Portanto, se você quer um Casamento tradicional, a mantilha é uma ótima opção.

– A mantilha fica bem próxima ao rosto da noiva.

Agora que você já sabe as diferenças é preciso ver qual dos acessórios tem mais a ver com você! Mas uma coisa é certa, tanto o véu quanto a mantilha são lindos e vão deixa-la incrível para o grande dia.


Deixe um comentário


Grupo Bisutti

Revolucionando a concepção na organização e realização de Eventos do mercado paulistano, o Grupo Bisutti oferece Espaços amplos e versáteis com Gastronomia de alto padrão, Decorações personalizadas e Staff altamente capacitado para atender você e aos seus convidados com excelência em todos os detalhes. Casamentos, Bodas, Aniversários, Festas de Debutante e todo o tipo de confraternização tem cardápio, decoração, repertório musical, temas e vários itens personalizados, tudo de acordo com o seu gosto e do jeito que você imagina.

Baixe nossos Materiais Gratuitos


Suas Fotos

Quer ver as fotos do seu Evento aqui no Grupo Bisutti publicadas no nosso Blog? Entre em contato:
mktgb@grupobisutti.com.br

Fotógrafos

Você fotografou um Evento no Grupo Bisutti? Envie suas fotos para publicarmos em nosso Blog!
Entre em contato:
mktgb@grupobisutti.com.br

Contato

Dúvidas, Sugestões e Opiniões? Clique aqui e entre em contato agora mesmo!


Parceiros

Confira a lista completa de Parceiros em nosso app!
Baixe para Android ou iOS.


voc-sabe-a-diferena-entre-vu-e-mantilha-grupo-bisutti