Valsa Para Festa De 15 Anos — Qual A Origem E Qual Música Dançar?

15 casais

A valsa para festa de 15 anos é uma tradição que surgiu há muitos anos atrás e que é realizada até os dias de hoje, por debutantes mais tradicionais e que não abrem mão dessa dança com os pais ou qualquer pessoa que queira como par neste momento tão especial. 

Para te ajudar a entender melhor sobre essa prática, nós vamos contar um pouco da história e como ela surgiu. Além disso, também iremos trazer uma playlist completa de músicas que podem ser reproduzidas durante a valsa. 

Continue lendo este artigo para saber mais sobre esse assunto. 

 

Como surgiu a valsa para festa de 15 anos? Conheça a tradição

A valsa para festa de 15 anos, também conhecido como baile de debutantes, surgiu na segunda metade do século XVI na Europa antiga, mais precisamente onde ficam hoje a Alemanha, França, Inglaterra e Áustria, quando as famílias nobres realizavam um grande baile para apresentar à sociedade suas filhas que se tornavam mulheres.

Como uma espécie de ritual de passagem da infância para a vida adulta, o baile de debutantes é realizado no 15º aniversário de uma menina, quando ela, depois de oficialmente apresentada à sociedade, poderia usar roupas mais adultas, frequentar reuniões sociais e namorar.

Diante disso, a valsa para festa de 15 anos se tornou um marco na vida das meninas, desde aquela época, pois ao finalizar o baile, elas tinham a sensação de “liberdade” e podiam até serem apresentadas a pretendentes. 

Um momento interessante da festa era quando a debutante trocava seu vestido com modelo infantil, usado na recepção dos convidados, para um adulto, no momento em que ia dançar com seu pai. As danças realizadas durante a festa variavam com os costumes de cada região. No entanto, a valsa tornou-se uma espécie de dança oficial do evento.

Hoje em dia, a valsa continua sendo muito dançada por meninas que curtem o estilo mais clássico e tradicional da festa de 15 anos. Tradicionalmente o primeiro par é seu pai, depois a valsa é dançada com avôs, amigos, outros entes queridos e com o príncipe.

No entanto, com cada vez mais a modernidade estando presentes nas festas de debutantes, muitas meninas optam por dançar outras músicas, seja com parceiros ou sozinhas, tudo dependendo do seu gosto e estilo musical.  

 

Tudo que você precisa saber sobre a valsa para festa de 15 anos

Agora que você já sabe qual a origem da valsa para festa de 15 anos, chegou o momento de você saber mais informações sobre ela. É imprescindível que você tenha em mente alguns detalhes que não podem ser deixados de lado, para que nada dê errado neste momento tão especial. 

Veja a seguir:

 

Decida se a dança será feita só por você ou pelos 15 casais

Caso a sua festa de debutante tenha os 15 casais tradicionais de uma comemoração como essa, normalmente a dança é feita por todos. No entanto, cabe à aniversariante definir se seguirá a tradição ou apenas ela será o centro das atenções na pista de dança. 

É muito comum encontrar debutantes que não querem dividir o palco com todo mundo e prefere dançar sozinha – com o seu par – a valsa, o que não é errado. Tudo dependerá da sua escolha e do seu estilo. 

Porém, se a festa não conter os 15 casais, você não precisará tomar essa decisão, basta se jogar na pista e aproveitar o seu grande dia. 

 

Escolha o seu par para dançar a valsa

Aqui, também é uma questão muito pessoal. Seja o seu pai, padrasto, avô, namorado ou qualquer outra pessoa que tenha um grande significado na sua vida está valendo chamar para ser o seu par na valsa. 

Neste momento, não importa qual o grau de parentesco que você tenha com essa pessoa, se ela é homem ou mulher e quantos anos ela tenha. O importante é que ela seja significativa, em qualquer etapa da sua vida ou durante a sua jornada atual. 

Lembre-se que a valsa para festa de 15 anos é um episódio que será marcado para sempre na sua vida, seja por fotos e filmagens ou na sua memória, onde o mais importante é que seja um momento especial.  

festa de 15 anos

 

Opte por um ambiente que tenha bastante espaço

Para que a sua dança seja feita da melhor maneira possível, com todos os casais ou apenas o seu par, é importante que o ambiente que será realizado a festa tenha espaço suficiente para isso. 

Antes de fechar o contrato com o local da festa, é fundamental que você faça uma visita para entender qual o tamanho do espaço, não só para a valsa, mas também para saber se ele comporta a quantidade de convidados de maneira confortável. 

Você não quer que todo mundo fique apertado e o momento da valsa seja um caos, não é mesmo? Não é isso que você quer transparecer aos convidados e muito menos nas fotos e vídeos da sua festa, certo? Sendo assim, é fundamental que você coloque esse item como prioridade no seu planejamento, a fim de tornar esse dia inesquecível.

 

Faça ensaios até o dia da festa

Você precisa ser um dançarino profissional para dançar a valsa para festa de 15 anos? Não, definitivamente não. Mas, é importante que você não faça feio para os seus convidados e não na filmagem da festa, certo? 

Para isso, é essencial que você faça ensaios até o dia da festa, seja com todos os 15 casais ou apenas com o seu par. Esses treinamentos, são apenas para que você pegue a prática dos passos e não pise no pé de ninguém.

Sabendo os passos iniciais, ficará mais fácil conduzir a dança. O mais importante é aproveitar aquele momento como se fosse o último. 

festa de 15 anos

 

 

Se preferir, pode mesclar os ritmos musicais

Uma das coisas que muitas meninas estão fazendo hoje em dia, é mesclar os ritmos musicais junto com a valsa para festa de 15 anos. Essa é uma maneira moderna de colocar todo mundo para dançar junto com você, seja os 15 casais, seus familiares ou amigos em geral.

Entre os estilos que podem acompanhar a valsa estão:

funk;

pop;

rock anos 80;

samba;

forró;

sertanejo;

eletrônico;

entre outros. 

Tudo dependerá do seu gosto e daqueles estilos que estão em alta, que todo mundo conhece e que fará todo mundo correr para a pista de dança junto com você.

 

Valsa para festa de 15 anos — Veja uma playlist exclusiva feita para você!

Falando sobre músicas e estilos diversificados, chegou a hora de você ter acesso a uma playlist exclusiva para você escolher a música que será tocada durante a sua valsa. 

A única regra aqui é que ela seja a sua cara, tenha a ver com a sua personalidade e represente 100% aquele momento especial. 

Veja a playlist a seguir:

a valsa mais conhecida e utilizada: “Danúbio azul”, de Johann Strauss II;

“valsa das flores”, de Tchaikovsky;

“o lago dos cisnes”, de Tchaikovsky;

“vozes da primavera”, de Johann Strauss II;

“a valsa da Bela Adormecida”, de Tchaikovsky

a thousand years – Christina Perri;

fifteen – Taylor Swift

“a dream is a wish your heart makes”, do filme “Cinderella

love me like you do (Violin Cover by Robert Mendoza);

give me love – Ed Sheeran;

photograph – Ed Sheeran;

Disney’s Cinderella – A Dream Is A Wish Your Heart Makes – Lily James

Percebeu como pode ser muito legal inserir a valsa para festa de 15 anos no seu grande dia? Acesse o blog do Grupo Bisutti para saber mais detalhes sobre esse tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.