Tradição: Jogar o buquê da noiva

buquê de noiva

Foto: Everton Rosa

O que significa pegar o buquê da noiva?

O momento que a noiva vai jogar o buquê é o mais esperado entre as convidadas. As mulheres fazem de tudo para pega-lo e, muitas vezes, até caem no chão. Tudo isso por conta do seguinte ritual: quem pegar o buquê será a próxima a casar.

Não é de hoje que esse ato é realizado em todos os casamentos. Assim como o véu de noiva, o vestido e a chuva de arroz, a jogada do buquê de flores também tem seus significados.  Nós mostramos aqui da onde surgiu esse costume que faz com que as convidadas fiquem ansiosas esperando por essa ocasião.

Como surgiu o costume de jogar o buquê?

Na Idade Média, havia uma prática muito comum no dia do Casamento: as mulheres solteiras cortavam um pedaço do vestido da noiva para trazer sorte em encontrar o futuro marido. Porém, ao passar do tempo, as francesas perceberam que não era muito legal cortar um pedaço de tecido de um vestido tão lindo e procuraram um outro método para simbolizar esse ritual.

No século XVI, a França determinou que a melhor maneira era utilizar um acessório da noiva para ser entregue às amigas solteiras. Foi então que surgiu a tradição de jogar o buquê de noiva para as convidadas.

Para as noivas que gostam de inovar, tem um buquê fazendo o maior sucesso entre os Casamentos: o buquê de Santo Antônio. Ao invés de jogar o tradicional para as convidadas, que tal “abençoar” as suas amigas? Os santinhos vão presos no buquê, e no momento que a noiva joga, os santos se espalham em várias direções. É uma ótima dica e grande parte das convidadas têm a chance de pegar!

A vez dos noivos

Como ainda não existe uma tradição para os noivos jogarem um objeto para os amigos solteiros, eles mesmo criaram uma maneira divertida e que, com certeza, os convidados vão fazer de tudo para pegar!

O noivo joga uma caixa de Wisky para os amigos. Na verdade, a caixa está vazia para não machucar nenhum dos convidados. Quem pegar a caixa, ganha a garrafa e também será o próximo a casar.

O mais legal é que em ambos os casos os convidados se divertem e entram na brincadeira, independente de pegar o buquê e o Whisky ou não. Mesmo com essa tradição, o importante é festejar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.