O que é debutante?

Com certeza você já ouviu falar da palavra debutante, mas não sabe ao certo o significado. Esse termo é utilizado para designar a transição de uma adolescente para uma mulher. Isso acontece quando ela completa o seu tão esperado 15 anos de idade!

A palavra vem do francês debútante, que significa iniciante ou estreante, ou seja, essa idade é marcada por uma nova fase para a jovem.

 

A tradição da Festa de debutante

A Festa de 15 anos, também conhecida como festa de debutante, é um ritual super conhecido pela sociedade, em que as jovens se apresentam aos amigos e familiares em uma grande festa para celebrar essa transição.

Normalmente, durante a recepção da Festa, a menina utiliza um vestido mais básico e depois troca por um mais especial para tão aguardada dança. Esse ato simboliza a passagem de menina para mulher!

A Festa tem uma importância muito grande para os pais, pois eles observaram constantemente o crescimento da filha, por isso, fazem questão de manter algumas tradições como:

– Receber como presente de aniversário uma jóia.

debutante

 

– A valsa com o pai, padrinho (avô, padrinho de batismo, tio) e com o “príncipe”, que pode ser um amigo ou o namorado.

 

– A presença dos 15 casais para dançar a valsa. Esses pares costumam ser os amigos da aniversariante, e mesmo que o costume sejam 15 meninas e 15 meninos, esse número pode ser diferente de acordo com a vontade da debutante, ou até não ter 15 casais, por exemplo, ter apenas 15 amigas, uma tendência nas festas atuais.

debutante

 

– Discursos belíssimos dos familiares e amigos para a debutante.

 

A Festa

Originalmente, a festa de debutante é dividida em três partes, são elas:

1ª parte:
Recepção dos convidados, fotos da debutante com o primeiro vestido e coquetel e jantar

2ª parte:
O cerimonial dos 15 anos: entrada dos familiares, entrada do “príncipe”, entrada dos 15 casais ou 15 amigas, entrada da debutante, as 3 valsas (com o pai, padrinho e “príncipe), entrega da jóia, homenagem dos familiares, retrospectiva de fotos para a debutante, um brinde e o corte do bolo.

3ª parte:
Início do baile. Segundo a tradição, o início baile é o que hoje nós chamamos de abertura de pista! É um momento de pura diversão para os convidados.

Hoje em dia, muitas desses tradições não foram seguidas à risca, ou até mesmo foram reelaboradas, como é o exemplo da dança dos 15 casais. As debutantes mais modernas estão optando em preparar uma coreografia exclusiva para impressionar os convidados e criar um clima mais descontraído para a ocasião.

O importante é que esse dia tão especial seja mágico e único!

 

 

 


Deixe um comentário


Grupo Bisutti

Revolucionando a concepção na organização e realização de Eventos do mercado paulistano, o Grupo Bisutti oferece Espaços amplos e versáteis com Gastronomia de alto padrão, Decorações personalizadas e Staff altamente capacitado para atender você e aos seus convidados com excelência em todos os detalhes. Casamentos, Bodas, Aniversários, Festas de Debutante e todo o tipo de confraternização tem cardápio, decoração, repertório musical, temas e vários itens personalizados, tudo de acordo com o seu gosto e do jeito que você imagina.

Baixe nossos Materiais Gratuitos


Suas Fotos

Quer ver as fotos do seu Evento aqui no Grupo Bisutti publicadas no nosso Blog? Entre em contato:
mktgb@grupobisutti.com.br

Fotógrafos

Você fotografou um Evento no Grupo Bisutti? Envie suas fotos para publicarmos em nosso Blog!
Entre em contato:
mktgb@grupobisutti.com.br

Contato

Dúvidas, Sugestões e Opiniões? Clique aqui e entre em contato agora mesmo!


Parceiros

Confira a lista completa de Parceiros em nosso app!
Baixe para Android ou iOS.


o-que-debutante-espao-para-eventos-grupo-bisutti