Escolhendo o cardápio do evento

Decidir o cardápio do evento é um ponto que sempre gera dúvidas. A gastronomia do evento é uma das questões primordiais para que seu dia seja perfeito. Afinal, os convidados sempre esperam por uma comida gostosa e de qualidade e após a festa eles irão se lembrar de todas as coisas deliciosas que comeram. Mas, agradar a todos não é tarefa fácil! O segredo está em tentar diversificar o cardápio de casamento, levando em consideração que alguns dos convidados possuem restrições alimentares. O buffet todo não precisa seguir essas regras! Mas, ter canapés ou opções vegetarianas e sem açúcar, mostra um cuidado  extra com seus convidados.

Porém, antes de escolher os pratos, vale lembrar os itens que compõem o serviço do evento: o coquetel,  o menu principal  e a sobremesa. Além disso, você pode acrescentar outras opções como mesas italianas com frios e antepastos e uma ilha oriental para acompanhar o coquetel e a recepção dos convidados. Ou, também para depois do jantar, como lanches da madrugada ou carrinhos que entram em horários previamente escolhidos, como o de churros ou de açaí. Outra questão é o tipo de Montagem do Buffet, mas primeiro vamos ao cardápio!

O Chef Julio Perinetto explica:

“Na madrugada algumas pessoas pedem a ilha de tapioca. Desde o início o cardápio já fica montado dessa forma, com ilha fria e ilha quente. De fato é uma mesa banquete. E o fato de ter tudo colocado ao mesmo tempo faz com que a pessoa fique mais livre. Ela pode chegar, comer a hora que ela quiser, pode comer antes e beber depois e fica mais à vontade. O que muda basicamente é que em um determinado horário, se contratado, entra a comidinha da madrugada, que é a ilha de tapioca. E se o cliente quiser o canapé, por exemplo, ele pode incluir sem problema nenhum e vai fazer o evento com a cara que ela quer.” 

 

O que servir

Na hora do coquetel, podemos separar as opções em coquetéis quentes e frios, como carpaccios, ceviche, foccacia, entre outros. E também os consommés, como mini nhoque trufado, escondidinhos, etc.

Uma dica é sempre colocar uma opção sem carne, por exemplo uma bruscheta de funghi, algo com legumes ou  com queijo. Ah! Tente também equilibrar uma opção com carne, uma com frango e uma com frutos do mar ou peixe. Todas são bem vindas para conseguir agradar os mais diversos paladares.

As mesas e ilhas de comida, como a italiana com queijos, antepastos, pães, etc e a ilha oriental, com comida japonesa são ótimas pois possuem comidas alternativas às servidas no menu principal. Além de ficarem lindas complementando a decoração e recepcionando os convidados de forma surpreendente e confortável.

Os mais diversos paladares serão super bem recepcionados com os mais diversos itens que compõem o nosso cardápio. Por isso, ao escolher o grupo Bisutti falamos tanto no nosso diferencial que é ter todos os serviços em um único lugar. Aqui, pensamos em cada detalhe com excelência, para que você possa ter mais tempo livre e não se preocupar, pois já pensamos em tudo para atender o seu evento e os convidados da melhor forma.

Para a hora do jantar, o menu é composto de entradas, que podem ser saladas, consumés e terrines, ou outras opções. Seguido do prato principal, que normalmente pode ser uma carne vermelha e/ou uma carne branca. Isso junto com acompanhamentos, como risotos, massas, legumes e batatas. Opções neutras ou mais tradicionais são de importante valia no cardápio, pois lembre-se que em um grande evento temos muitos paladares envolvidos.

A hora da sobremesa é uma das mais esperadas. Uma sobremesa com chocolate ou um cheesecake, sorvete e frutas é certeiro!  Afinal, lembre-se que os docinhos e os bolos também complementam essa parte do jantar..

Além disso, ter uma diversidade de docinhos disponíveis faz com que todos possam aproveitar o evento ao longo de toda a festa, já que ficarão disponíveis durante todo o evento e possibilitando a liberdade dos convidados para comerem da maneira e momento que acharem melhor. Afinal de contas, quando comemos algo salgado nos dá vontade de um docinho não é? E depois do docinho não dá uma vontade de um salgado? Então, foi pensando nessas ocasiões infinitas de vontade, que nosso serviço de gastronomia consegue atender à todos do começo ao fim do evento.

 

Inspirações…

Terminado o serviço do jantar, normalmente ocorre a abertura da pista. Alguns casais optam por acrescentar alguns outros serviços de gastronomia nessa hora, como os lanches da madrugada, que podem ser: mini pães de queijo, ilha de tapioca, mini churros, mini hambúrguer, etc. A opção de uma mesa de café também é uma boa pedida, serve chás, biscoitos, café e é algo apreciado pela maioria dos convidados normalmente.

Essa pausa é importante para recarregarmos as energias para poder curtir o evento do início ao fim. Por isso, pensamos em cada momento do evento para que o aproveitamento seja o máximo possível de todos os convidados. E nossos consultores poderão te auxiliar para definir as melhores opções dentro do seu tipo de evento e perfil.

 

Mas como será servido seu buffet?

Para decidir essa questão deve ser levado em consideração o número de convidados, o local do evento e o estilo de festa. Para te ajudar a escolher, separamos os serviços mais usados atualmente.

O Buffet Franco-Americano proporciona mais  movimento para o casamento e favorece a confraternização entre os convidados. Isso porque os pratos quentes são servidos em réchauds, nos quais os convidados podem se servir, acompanhados de uma equipe especializada para atender todos da melhor forma. Após os pratos principais, as sobremesas são dispostas da mesma forma. É uma boa opção para eventos com convidados de mais idade e que ficaram sentados grande parte do tempo.

Já no Jantar Volante o garçom circula pelo espaço do evento oferecendo aos convidados todas as opções do serviço: canapés, entradas,  pratos quentes e as sobremesas. Esse formato também conhecido como finger food, é mais aconselhado para eventos mais descontraídos ou como complemento para depois do jantar.  Visto que os convidados não precisam estar sentados para comer. Apesar de exigir certas especificações, como ser servido com um único talher, porções menores e que não necessitem de corte e outros detalhes para facilitar a degustação, é possível criar um cardápio de casamento bem diversificado, elegante e moderno.

O serviço À Inglesa é bastante parecido com o À La Carte de um restaurante, mas com o cardápio de casamento já definido pelos noivos. Dessa maneira os convidados devem estar acomodados em mesas e aguardam até o garçom servir os pratos. Uma dica para quem escolhe esse tipo de buffet é optar por dois pratos principais, por exemplo um com carne e uma massa. Assim a chance de agradar todos os presentes é bem maior e podem ser servidos em sequência, como primeiro prato e segundo prato.

Analisar com calma, degustar, diversificar o cardápio de casamento e ter opções tradicionais são o segredo para o sucesso da sua Gastronomia!

Marque a sua visita e conheça todas as nossas opções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.