Em qual mão usar a aliança e o anel de noivado?

aliança e anel de noivado

Foto: Produtora 7

Os anéis de noivado e de compromisso e as alianças de casamento simbolizam o amor e o carinho entre um casal. Mas, muitas noivas tem dúvida sobre o qual lado usar o anel de noivado e a aliança. Nesse post te contamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

História

A civilização egípcia, muitos anos atrás, já possuía o costume de usar um anel como símbolo do matrimônio entre um casal. O formato circular do anel significava a eternidade, por não ter começo nem fim!

Tempos depois, os gregos também aderiram ao uso da aliança. Eles uniram a descoberta do magnetismo com a crença de que o quarto dedo da mão esquerda possuía uma veia que ia diretamente ao coração. Sendo assim, passaram a usar um anel de ferro imantado para que os corações dos que usassem o anel estivessem sempre atraindo um ao outro.

Os romanos, além de manterem a tradição tiverem o apoio católico. O Vaticano, por decreto do Papa Nicolau I, institui o uso da aliança como uma afirmação obrigatória da intenção dos noivos.

Anel ou Aliança de Noivado

A confusão em relação à qual mão utilizar o anel ou a aliança de noivado pode ser explicada por essa ser uma tradição importada pelos brasileiros, dos americanos e não ter uma regra especifica para ser seguida. Ou até pelo fato de que o anel e a aliança de noivado são peças diferentes que devem ser utilizadas em mãos diferentes.

Se no pedido de noivado a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda.

 

alianças

Foto: Produtora 7

Já se na hora do pedido o noivo der um anel de noivado, que geralmente são solitários, a tradição diz que devem ser colocados na mão esquerda. Assim, antes da cerimônia de casamento, eles devem ser passados para a mão direita. E, após a oficialização da união, a noiva pode escolher usá-lo junto à aliança na mão esquerda ou na mão direita.

Outra dúvida de muitas noivas é se devem ou não entrar com o anel de noivado na cerimônia. Essa é uma escolha pessoal de cada mulher, sem regras! No entanto, a mão esquerda deve estar livre para receber a aliança de casamento!

noiva e alianças de casamento

Foto: Produtora 7

Apesar desse costume, não há uma regra para utilizar sua aliança ou anel de noivado, a escolha é livre e de acordo com o gosto da noiva!

Aliança de Casamento

No entanto, receber um anel ou aliança de noivado não anula a necessidade das alianças na cerimônia de casamento. Além de ser o símbolo da oficialização da união, geralmente é um anel mais leve e prático para ser usado no dia a dia.

casamento

Foto: Produtora 7

Para os casais que optaram por ter uma aliança de noivado, como ela é usada antes do casamento na mão direita, é indicado que seja previamente levada para o joalheiro. Assim, ela ficará brilhante para o Grande Dia e ainda pode ter o aro ajustado para a mão esquerda, além de gravar o nome dos noivos e a data oficial do matrimônio.