Como escrever o nome dos convidados no convite?

convite de casamento

Quase todos os preparativos para o grande dia estão prontos, mas chegou a hora de pensar no convite dos amigos e familiares! Ele é super importante porque é o primeiro contato do convidado com a festa, portanto, ele precisa estar encantador em todos os detalhes. Quando chega nessa etapa do planejamento muitos(as) se questionam como devem escrever o nome dos convidados no convite. Eu posso fazer apenas um convite para um casal de namorados? Eu tenho um casal de amigos que tem filhos, mas um deles não mora na mesma casa, e agora? Nós esclarecemos todas essas dúvidas nesse post!

 

Primeiro passo

A primeira coisa a ser feita após a lista de convidados estar pronta não é descobrir como endereçar os convites, e sim descobrir o nome completo de seus convidados. Isso dá um pouco de trabalho, mas é necessário, principalmente em eventos formais. E se não souber, pergunte! Porque uma das piores coisas que pode acontecer é entregar um convite com erros nos nomes dos convidados, madrinhas e padrinhos. Isso chama-se “gafe” e tenho certeza que nenhum casal deseja cometer tal engano.

Seja com tags impressas ou calígrafo, é importante sempre nomear os convites, de forma que quem receba saiba quais são as pessoas que estão sendo convidadas. Dessa forma, minimiza-se o risco de alguém levar pessoas a mais, que não estavam previstas na sua lista.

Como escrever?

Segundo a tradição, há algumas regrinhas que devem ser seguidas, tanto em relação à forma que esses nomes devem ser endereçados quanto como ele deve ser escrito (formal ou informal). Mas isso fica a critério dos noivos quererem seguir a tradição ou não. Tudo vai depender do estilo do casal, da personalidade e do tipo de festa.

 

Solteiros

Para os convidados solteiros não tem muito segredo, basta colocar o nome e sobrenome.

Exemplo: Fernanda Machado

Casados

Neste caso, o ideal é escrever o nome dos dois no mesmo convite. Exemplo: Sr. João Oliveira e Sra., ou se preferir, Sr. e Sra. Oliveira.

Uma outra opção também é trocar o Sra. por esposa. Exemplo: Sr. João Oliveira e esposa.

Se o casal não possui o mesmo sobrenome é interessante colocar separadamente no mesmo convite. Exemplo: Sr. João Oliveira e Sra. Maria Cardoso.

Namorados

Para namorados, o correto segundo as regras de etiqueta, é enviar os convites separadamente para cada um. Até porque se eles não morarem juntos é bacana que cada um tenha o seu próprio convite. Mas há quem prefira escrever o nome de ambos no mesmo.

Casal com filhos

Para convidar um casal com filhos que moram na mesma casa usa-se o nome do convidado e família. Exemplo: Sr. João Carlos Moreira e família.

Para os filhos que não residem na mesma casa, é interessante enviar individualmente, ou seja, um convite para os pais e outro para cada um dos filhos. Se esses filhos tiverem namoradas fica a critério dos noivos enviar junto ou separadamente para ela.

Parentes, padrinhos e amigos próximos

Hoje em dia já é aceitável um tratamento mais informal e carinhoso para alguns parentes, padrinhos e amigos mais próximos. Então, se você tem aquela amiga de infância e é super próxima dela não tem problema adicionar no início do nome “À querida amiga…”

Dicas importantes

– Informe-se sobre o nome completo e a grafia correta do seu convidado. Afinal, já imaginou que chato ele receber o convite com a escrita errada? Não se esqueça de se atentar a esse detalhe!

– O nome do homem, segundo a tradição, vem sempre na frente do da mulher.

– Se você está em busca de um Casamento tradicional, o certo é utilizar “Sr e Sra” antes do sobrenome de pessoas casadas. Esses dizeres não são mais obrigatórios, mas usá-los para marido e mulher ou para pessoas com mais idade é o mais recomendado.

-Se você busca por informalidade, essa proposta deixa o convite mais personalizado e carinhoso. Pode até escrever o apelido do amigo junto ao nome, colocar Vovô João e Vovó Alice, Tio Carlos e assim por diante.

– O número de convites individuais é uma forma de deixar claro para os amigos e familiares quem estão sendo convidados de fato. Mas é algo opcional e pouco usado atualmente.

– Por mais que você tenha visto o marido da sua amiga apenas uma vez é super indelicado não convidá-lo, portanto, convide sempre o casal.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre como escrever o nome dos convidados no convite? As vezes nos atentamos em grandes afazeres e nos esquecemos de pensar nesses pequenos detalhes que são importantíssimos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.