Checklist para Casamento — O Passo A Passo Para O Seu Grande Dia!

checklist para casamento

Do dia em que vocês decidiram se casar até a realização da cerimônia se passam muitos dias, meses ou até anos, tudo dependerá da sua vontade, do andamento dos processos e de como você planeja todas as etapas, principalmente, se não houver um checklist para casamento, é claro!

Isso acontece, por que sem um planejamento adequado, em cima da hora e sem o auxílio de uma empresa especializada, tudo pode ir por água abaixo. E não é isso que você espera do dia mais especial da sua vida, não é mesmo?

Então, para te ajudar, nós do Grupo Bisutti, listamos um passo a passo para a realização do seu casamento, desde os momentos iniciais do planejamento até o momento da execução brilhando, para que tudo saia como o esperado. 

Continue lendo este artigo e conheça!

 

Qual a importância do checklist para casamento?

Quem aí quer ter imprevistos no seu grande dia e ter que correr para resolvê-los? Ninguém, certo? Então, ter um checklist para casamentos é a melhor maneira de conseguir planejar todas as etapas e antecipar as possíveis incidências que podem ocorrer durante o evento. 

Além de contar com uma empresa altamente qualificada para a realização do seu casamento, é fundamental ter em mãos um documento que irá te direcionar a tomar as decisões mais assertivas. 

O checklist para casamento é uma forma de manter em “ordem” todos os processos, mapeando o que já foi feito e não esquecer nada pelo meio do caminho, principalmente os detalhes imprescindíveis, que podem te deixar “de cabelos em pé” se derem errado durante a festa, como o atraso do DJ para a hora da balada, por exemplo. 

São imprevistos como este que podem trazer muitas chateações para este dia tão especial, mas que podem ser evitados com um bom planejamento e um checklist completo. 

Além disso, existem outros motivos para ter um checklist para casamento e não passar por nenhum “perrengue” no dia do SIM. Veja a seguir:

 

Otimizar o tempo

Ter um checklist para casamento contribui, primeiramente, para a otimização de tempo. Isso porque, ele evita que você tenha que refazer algumas tarefas que poderiam ter sido planejadas e executadas da maneira correta, como a escolha das toalhas de mesas que não combinam com o restante da decoração, por exemplo. 

Não só para evitar a refação, ter um checklist completo, ajuda nas definições mais rápidas de alguns detalhes que levariam horas e que poderia ter sido adiada, deixando para última hora, se não houvesse esse documento, como a escolha das lembrancinhas de casamento, por exemplo. 

 

Evita possíveis erros

Erros sempre acontecem, não é mesmo? É pouco provável que você vá a um casamento que nada deu errado, principalmente se for uma cerimônia grandiosa e com muitos detalhes a serem resolvidos. 

Mas, para evitar que eles aconteçam, é fundamental a utilização do checklist para casamento, onde estarão todas as informações a serem resolvidas e tudo que ainda está faltando na organização da festa. 

Com isso, será mais fácil prever alguns erros e fazer com que eles não aconteçam no momento mais importante das suas vidas.  

Escolher os fornecedores ideais

Desde uma empresa com o serviço completo de casamento até fornecedores individuais, são essenciais para o andamento e desenvolvimento da sua cerimônia, certo? Mas, se você não escolher da maneira certa pode acabar se decepcionando. 

No entanto, o checklist de casamento também contribui para a escolha ideal dos fornecedores. Isso porque, nele vão estar todas as opções existentes, dando o tempo de analisar cada um deles e escolher o que mais atenda às suas expectativas. 

Este é o caso do Grupo Bisutti, que atende todas as necessidades e desejos dos casais, capazes de realizar o casamento de alto padrão e personalizado especialmente para os noivos. E com certeza, você não vai se decepcionar com essa escolha!

 

Ter mais controle dos gastos

Muitas pessoas desistem de realizar o casamento por conta dos altos custos, não é mesmo? Mas é possível ter um maior controle de gastos, se baseando em um checklist para casamentos. 

Sendo assim, o controle de gastos é um dos principais motivos para ter um checklist para casamento em mãos no momento de decidir todos os detalhes. Isso porque, por meio deste documento, é possível entender quais são pontos que já foram definidos, os seus respectivos preços e o que ainda falta ser executado. 

Então, se você economizar e, ainda assim, ter um casamento incrível, o checklist para casamentos pode te ajudar neste momento.

 

Checklist para casamento — Conheça todas as etapas e tenha um casamento dos sonhos!

Agora que você já conhece alguns motivos para ter um checklist de casamento e não deixar que nada saia do seu controle neste momento especial, chegou a hora de conhecer todas as etapas que antecedem a cerimônia. 

É neste artigo que você vai descobrir o passo a passo para que o seu casamento saia vocês sempre sonharam e seja um dia marcante na suas vidas e também na dos convidados que participarão deste momento. 

Mas, é importante que você tenha em mente que, mesmo sendo um documento fundamental, ele não precisa ser levado ao pé da letra. Existem casamentos menores que dispensam algumas etapas, que podem ser alteradas e terem as etapas invertidas, a fim de atender a necessidade de cada casal.

Veja a seguir todas as etapas do checklist para casamento:

 

1. Defina uma data

Ter uma data definida para o seu casamento é ideal para iniciar o processo de planejamento das demais etapas que contém no checklist. 

É a partir desta definição que todas as outras serão desenvolvidas, com o objetivo de ter antecedência nas decisões e prever possíveis que podem ocorrer ao longo da jornada. 

Mas, lembre-se, existem algumas datas que não são tão indicadas para realização de um casamento, como em épocas comemorativas, natal e ano novo, por exemplo. Você não quer que os convidados não compareçam no seu casamento, não é mesmo? 

Além disso, é importante começar a planejar o seu casamento com no mínimo 12 meses de antecedência, ok? Essa é uma decisão muito importante para dar tempo de realizar todas as etapas com calma e garantir que tudo irá dar certo. 

 

2. Faça a lista de convidados

A segunda etapa do seu checklist de casamento é a lista de convidados, sendo um dos passos mais complicados para os noivos, não é mesmo? Escolher as pessoas que participarão deste momento tão especial é uma tarefa complicada, principalmente se o local do evento tiver um número estipulado de convidados.  

Por isso, essa fase é uma das mais importantes para conseguir definir as próximas e ter uma cerimônia impecável. Mas, não se esqueça: vocês não são obrigados a convidar todos por obrigação, porém, também é fundamental evitar possíveis chateações. Este é um momento de celebração, não crie situações desagradáveis. 

 

3. Escolha o local

Após definir a quantidade de convidados que estarão presentes no seu casamento, chegou a hora de escolher o local da festa, com base na disponibilidade para sua data. 

Sendo assim, o local da festa e cerimônia também é uma decisão muito delicada a se tomar, sendo essencial levar em consideração a distância, o deslocamento dos convidados e a infraestrutura que comporte todos da melhor maneira possível. 

Além disso, a escolha do local também pode influenciar na decoração e tema da festa, como um destination wedding na praia, por exemplo. Inclusive, essa é uma das soluções oferecidas pelo Grupo Bisutti. Um casamento completo em um dos seus ambientes, seja no Chez Bisutti no Club Med ou no mais novo local, em Trancoso.

espaço para destination wedding

No Grupo Bisutti, existem 16 espaços para realização de eventos, seja dentro ou fora de São Paulo – SP, onde cada um possui uma atmosfera ou característica. Acesse o site e saiba mais detalhes. 

 

4. Defina os fornecedores

Depois de escolher o local do seu casamento, é fundamental definir os fornecedores que irão prestar serviço para o seu grande dia, ou seja, todas as empresas que irão disponibilizar os recursos e produtos que vão compor a sua festa e cerimônia. 

Para definir os fornecedores ideais, é essencial que você conheça os seus serviços e verifique a sua reputação. Isso é imprescindível para ter empresas com credibilidade trabalhando para tornar o seu dia ainda mais especial. 

No entanto, com o Grupo Bisutti, isso não será uma preocupação. Com os seus serviços 100% completos e personalizados, você não precisará escolher os fornecedores do seu casamento, todos os serviços estarão inclusos no pacote que você contratará para ter uma cerimônia dos sonhos. 

 

5. Escolha os padrinhos

Ter padrinhos de casamento é uma tradição muito antiga e que é muito praticada nos dias de hoje. Se você ainda não escolheu os seus, este é o momento ideal. Isso porque eles também precisam se programar para fazerem parte deste acontecimento tão especial na vida de todos. 

Escolher os padrinhos do seu casamento pode até ser uma tarefa complicada, mas se você pensar e analisar com mais carinho saberá que as pessoas certas já fazem parte da sua vida e do seu dia a dia. 

É importante ter em mente que essa escolha é particularidade somente dos noivos. Para eles, quem são as pessoas que representarão com tanto amor e dedicação esta fase tão incrível da vida do casal? Pense bem a respeito e terão as pessoas ideais ao lado de vocês no altar.

Inclusive, também é essencial apresentá-los como forma de agradecimento por terem aceitado este convite tão importante, certo? Escolha as lembranças de casamento para os seus padrinhos!

 

6. Eleja o vestido dos sonhos

Quem aí não quer ter o vestido de noiva dos sonhos no dia mais especial da sua vida? Este é o momento mais esperado por todas as noivas e que necessita de muita atenção e cuidado em todos os detalhes, desde a escolha do modelo até os complementos, como véu, sapato e acessórios. 

vestido de casamento

Além disso, é fundamental que você compre, alugue ou crie em um estilista de confiança e que tenha muito profissionalismo. Isso porque, é essencial que o vestido tenha a sua personalidade e seja do jeito que você sempre sonhou. Nenhuma noiva deseja se casar com um vestido que não gostou ou não se sente confortável, não é mesmo? 

Por isso, experimente quantas vezes forem necessárias, para ter a certeza que ele seja além de lindo, muito confortável para que aproveite todos os momentos. 

 

7. Defina o modelo de convite

O convite do seu casamento é como se fosse um “spoiler” do que as pessoas irão encontrar na sua cerimônia e festa. Então, é essencial que ele esteja de acordo com o estilo do seu casamento e a personalidade dos noivos. 

Além disso, é essencial se atentar a alguns detalhes antes de escolher o modelo de convites, como:

o número de convidados: normalmente os convites são enviados por família e os convites individuais são distribuídos para cada uma das pessoas;

qualidade do convite: busque por empresas que fabriquem convites de alta qualidade, a fim de demonstrar preocupação com todos os detalhes da festa;

inserir todas informações: não se esqueça das informações importantes, como data, horário e local da festa;

entregue com antecedência: é essencial entregar os convites para os convidados com, no mínimo, um mês de antecedência. 

 

8. Local da lua de mel

Este também é um momento muito esperado pelos noivos, certo? Então, ele não pode ficar de fora do seu checklist para casamento. 

Assim, depois que todos os detalhes da cerimônia estiverem resolvidos, você não precisará começar a se preocupar com a viagem de lua de mel, pois ela já estará definida, pronta para receber os noivinhos. 

Pense em um local muito desejado pelo casal e que pode ser um destino ideal para celebrar o matrimônio, como o Club Med, um dos nossos espaços para a realização de destination wedding, onde o seu casamento e a lua de mel estarão no mesmo lugar, sem precisar se deslocar para outro local. 

casamento

Para saber mais sobre o universo dos casamentos, acesse o blog do Grupo Bisutti. Além disso, entre em contato com o Grupo Bisutti e saiba como ter um casamento dos sonhos com os nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.