Flores para festa: como escolher?

decoração floral para festa

As flores para festa são fundamentais para a  decoração (casamentos, debutantes, bodas, aniversários e outras comemorações). Nesse post vamos falar sobre elas e te ajudar a escolher a melhor para sua festa.

Na hora de escolher quais irão compor a sua decoração o mais importante é seu gosto pessoal e que tudo esteja de acordo como você sonhou, mas existem outros fatores que devem ser levados em consideração para tomar essa decisão mais facilmente.

O que considerar

Dependendo da estação do ano você terá mais facilidade de encontrar certos tipos de flores para festa:

No inverno: são as tulipas, bocas de leão, amor perfeito, copos de leite e rosas.

No outono: bromélias, orquídeas, rosas e gloriosas.

Na primavera: jacintos, dálias, peônias, margaridas, rosas, girassóis, azáleas e petúnias.

No verão: camélias, cravo, hortênsias, gérberas, lírios e rosas.

Quando será o evento? Isso porque algumas flores são mais raras de se encontrar em diferentes meses do ano e essa sazonalidade pode acarretar em uma qualidade inferior da flor desejada, sendo assim, invista nas flores da sua estação!

Onde será? Festas em ambientes fechados não tem a decoração floral tão influenciada pelo local, mas casamentos ao ar livre, por exemplo, sim! Existem flores mais resistentes que são mais aconselhadas para comporem a decoração nesses casos, como rosas, orquídeas, crisântemos e gérberas.

Convidados alérgicos? É muito comum ter pessoas alérgicas nos eventos, a melhor maneira de evitar com que seus convidados fiquem espirrando durante a festa é optar por flores mais neutras como rosas, tulipas, narcisos e orquídeas que possuem pouco pólen. Já margaridas, crisântemos e lírios possuem cheiro mais marcante e maior quantidade de pólen, não sendo muito indicado principalmente nas mesas que os convidados irão sentar.

As mais tradicionais e indicadas para casamentos por exemplo, são as rosas, pela grande variedade de cores e pelo romantismo que passam; gérberas, que também possuem tons variados; os cravos, que possuem variedade de cor e compõe arranjos de forma harmônica, copo de leite e callas, pois são bem elegantes e podem ser usados em arranjos de diferentes alturas e a “mosquitinho”, ou gipsófilas, muito usadas para dar volume na decoração, além de lindas e delicadas.

 

Significado das flores para festa

Boca-de-leão: Também possuem variações de cores, cada uma com um significado diferente. Em geral significam amizade, mas as amarelas, por exemplo, estão associadas à sabedoria. Brancas simbolizam a paz e a proteção e as rosas representam paixão.

Callas: Em geral simbolizam devoção e felicidade conjugal. Quando brancas, são conhecidas como os copos de leite e em outras cores, são as Callas. A rosa, por exemplo, representa devoção e felicidade conjugal e a roxa, paixão.

Copo-de-leite: Essa flor é clássica para decorações de casamento, delicada e elegante, simboliza a inocência a paz e a pureza.

Cravos: Na cor branca representam doçura e amor puro, cravos vermelhos significam paixão e respeito e ainda na cor rosa estão associados à felicidade e gratidão.

Gérbera:Uma das mais tradicionais quando o assunto é decoração. Elas simbolizam a alegria, pureza e a simplicidade.

Gipsófilas ou “Mosquitinho”: Muito usadas na decoração para compor arranjos florais essas florzinhas são super delicadas e simbolizam ternura.

Girassol: Um amarelo vivo, sempre que usadas dão vida e aos ambientes e simbolizam boas vibrações e sorte.

Margaridas:Trazem alegria para os locais, significam a inocência e a juventude.

Orquídeas: Elas são as queridinhas dos casamentos,são sinônimo de elegância e simbolizam a beleza feminina.

Rosas:Elas são um clichê, mas quem não ama clichês? Seus significados podem mudar conforme a variação de cor, mas em geral, significam o amor.

Tulipas:Essas flores antigamente eram bem difíceis de se encontrar por aqui, mas agora isso não é mais problema. Como as rosas, possuem diversos significados dependendo da cor, mas as tulipas vermelhas significam um amor fervoroso.

Esperamos ter ajudado nas flores para festa!