Votos de casamento: como fazer?

votos de casamento

Foto: Produtora 7

O dia do Casamento é um dos momentos mais marcantes na vida dos noivos. É uma mistura de ansiedade, alegria, nervosismo e euforia. Para deixar esse momento ainda mais emocionante, alguns casais adotam os votos de casamento para eternizar essa data.

É tão fácil declarar o amor para aquela pessoa que amamos, não é mesmo? Mas quando chega a hora de escrever os votos de casamento as palavras parecem fugir completamente. Por isso, nós separamos algumas dicas para não cometer nenhuma “gafe” na hora de declarar o amor para o parceiro durante a Cerimônia.

 

Quando escrever

Não deixe para escrever um dia antes! Os noivos vão estar nervosos e com bilhões de coisas na cabeça. Na véspera do Grande Dia o casal precisa se preocupar com a menor quantidade de itens possíveis. Então, é importante se planejar com antecedência.

O ideal é se programar para escrever pelo menos duas semanas antes. Isso porque, os noivos podem lembrar de uma história romântica ou engraçada e sentir a necessidade de escrever ao longo dos dias.  Ter esse planejamento é essencial também para que o casal tenha a chance de revisar ou modificar os votos com tranquilidade.

 

O que escrever

Os votos de casamento precisam vir do coração. É legal pensar na trajetória do casal, como tudo começou, onde se conheceram, quando foi o primeiro beijo. Relatar a história dos dois traz uma nostalgia gostosa e faz com que os noivos tenham ainda mais certeza de que fizeram a escolha certa.

Compartilhar a felicidade da chegada do Grande Dia é uma boa dica. Depois de muita ansiedade e nervosismo, o dia do Casamento chegou e o noivo deve saber o quanto a noiva está feliz em começar uma vida à dois. Faça promessas, fale do futuro, da formação de uma família. Conte os seus sonhos de uma vida de casado.

votos de casamento

Foto: Bruno Franco

A personalidade não deve ser deixada de lado. Não adianta querer copiar textos da internet, pedir ajuda aos amigos se não tiver o jeitinho de quem escreveu. A outra pessoa precisa fechar os olhos e entender que o texto foi escrito pelo amor da vida dela. Fale sobre alguma história que passaram juntos, o porque você admira seu parceiro, quais são as qualidades que mais encantam. Vale tudo nesse momento, desde que seja um voto 100% sincero e com a sua cara.

 

Improviso

Tem aqueles que não se dão muito bem em expressar seus sentimentos através de uma folha de papel e preferem dizer o que vem do coração naquele exato momento. Para os mais desinibidos e que se saem bem em ocasiões de improviso essa é uma ideia super válida!

Falar o que sente sem “ensaiar” faz com que o voto saia de forma natural e, muitas vezes, emociona mais. Apenas cuidado para não se prolongar muito! Isso pode deixar a Cerimônia cansativa tanto para quem está ouvindo quanto para os convidados.

Vale lembrar que não tem forma exata de transmitir o amor pelo seu parceiro. O segredo é se declarar. Costure as palavras, reescreva quantas vezes for preciso e inove! E o mais importante: renove esses votos de casamento todos os dias com o seu parceiro por meio de palavras amorosas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.