Topo de Bolo: uma tendência que virou tradição

 

O topo de bolo é sempre aquele detalhe que faz a diferença no evento, independente do tipo de festa! É uma peça que representa a essência do casal, da debutante ou da aniversariante e que pode ser personalizada. Por isso, é sempre bom escolher com antecedência para que saia do jeito que vocês imaginaram.

A tradição de usar topos de bolo é bem antiga. Ainda em 1840, a Rainha Vitória e o Príncipe Albert, em seu casamento, resolveram substituir os enfeites comuns que iam em cima do bolo, por um casal de noivinhos.

Assim nasceu uma tendência! Essa, que chegou ao Brasil apenas na década de 90, mas que já virou tradição eventos por aqui. A grande maioria dos casais opta por um topo de bolo com a figura representada pelo grande protagonista do evento. Mas, hoje em dia existe uma grande variedade de opções que podem ser escolhidas, como pássaros, alianças, letras e outras imagens que celebrem a festa.

O mercado de eventos oferece topos de bolo de vários estilos, dos mais clássicos até os mais inusitados. O material mais tradicionalmente utilizado para criar as miniaturas é a porcelana fria (biscuit), mas também é comum o uso de resina e Lladró.

 

Confira os principais materiais utilizados na fabricação dos topos de bolo:

Lladró

O Ladró surgiu a partir do nome de uma empresa espanhola com sede em Valência, que fabricava esculturas de porcelana de alta qualidade, com detalhes minuciosos e feitos a mão. O sucesso foi tanto que Lladró se tronou o melhor representante da porcelana e até hoje os topos de bolo desse material fazem muito sucesso. Mas, também possuem um custo mais elevado.

Biscuit ou Porcelana Fria

Muito utilizada para fazer topos de bolo, o biscuit é feito de uma massa de amido de milho com cola especial ou porcelana fria, alguma substância ácida e vaselina. É perfeito para criar moldes personalizados, fica delicado e possui um custo mais baixo do que o Lladró.

Acrílico 

É um material bem resistente e com grande custo benefício. Muito utilizado para fazer as plaquinhas de topo de bolo, que normalmente vem com as iniciais do casal escritas. É fácil molda-lo em qualquer formato desejável e ainda tem o preço mais baixo que o Lladró por exemplo.

Inspirações

Nós, do Grupo Bisutti, separamos algumas fotos que podem servir de inspiração para te ajudar a escolher seu topo de bolo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *