Tipos de Cerimônia de Casamento

tipos de cerimônia de casamento

Foto: Ricardo Hara

Com os três primeiros passos de sua Checklist de casamento decididos é hora de saber os tipos de cerimônia de casamento! É o momento mais emocionante do grande dia, a entrada da noiva, a troca de votos, a história de amor do casal e o SIM! Nesse post te mostramos a diferença entre cada tipo de cerimônia!

Cerimônia Civil

Apenas o casamento registrado em cartório produz efeitos civis, incluindo a mudança do nome. Essa cerimônia é quase que um contrato entre os noivos. E nele os dois demonstram a vontade de casar e decidem qual regime de bens seguir!

Comunhão Universal de Bens: Tudo o que foi adquirido antes e depois do casamento por cada um, pertence aos dois.

Comunhão Parcial de Bens: Somente os bens adquiridos após o casamento civil serão partilhados pelos dois.

Separação Total de Bens: Os bens pertencem a quem for o responsável pelo título de aquisição.

Na maioria das vezes a cerimônia civil é realizada no cartório. Mas, se pagarem uma taxa extra, os noivos podem solicitar que o juiz de paz esteja no local da recepção para realizar a cerimônia. Nessa primeira firmação do amor é necessário ter pessoas como testemunhas, familiares e padrinhos. No entanto, poucas pessoas já que esses espaços costumam não ser muito amplos. Normalmente é bem rapidinho e não leva mais de 10 minutos.

O casamento religioso e civil não precisam ser no mesmo dia e podem ter padrinhos diferentes. É possível dar efeito civil ao casamento religioso, evitando a dupla cerimônia. Mas, o casal deverá habilitar a cerimônia no cartório antes ou depois do casamento religioso. Converse com o celebrante e verifique se ele está apto para realizar a cerimônia com efeito civil. E neste caso o livro de registro precisa estar presente na cerimônia.

 

Cerimônia Religiosa

 

tipos de cerimônia de casamento

Foto: Ricardo Hara

Sejam elas realizadas em igrejas, sinagogas ou templos, seguem uma série de normas e rituais estabelecidas por aquela doutrina religiosa. É necessário que os casais se informem sobre as condutas que devem seguir para dar andamento ao processo. Alguns locais para cerimônia exigem dos noivos o “Curso de Noivos” para casar.

Ficar atento às datas também é importante, algumas igrejas “badaladas” contam com uma grande fila de espera que pode chegar até 2 anos. Outra peculiaridade de cerimônias em Igrejas é a decoração. Muitas não deixam com que os noivos façam grandes cenografias por vários motivos e pela agenda de cerimônias, já que é comum ter uma seguida da outra.

Para anotar no orçamento também vale lembrar que, para decorar o local será necessário contratar uma decoração para cerimônia. Bem como coral para acompanhar a celebração.

Tanto a cerimônia civil como a religiosa podem ser realizadas também no local da sua recepção. Portanto, é necessário verificar a disponibilidade dos celebrantes para locomoção e se existem taxas extras para realiza-las em local externo.

E não se esqueça! Quando o casamento é realizado na igreja, após a cerimônia, os noivos recebem um termo de casamento que precisa ser apresentado em cartório em um prazo de 90 dias a partir da data da realização da cerimônia. Caso contrário, para efeitos civis, os noivos permanecem solteiros.

 

Cerimônia Ecumênica

 

tipos de cerimônia de casamento

 

As cerimônias ecumênicas são realizadas por diferentes celebrantes e pode ser o tipo de celebração perfeita para noivos de diferentes religiões! Você pode ter como celebrante algum amigo para contar a história de vocês ou até mesmo pedir para alguém da família falar algumas palavras comoventes.

Existem diferentes tipos: cerimônia das taças, das velas e das areias. Durante a cerimônia das areias, por exemplo, cada um dos noivos recebe um recipiente com uma cor de areia diferente e juntos, vão enchendo um recipiente maior com a mistura das cores. No novo recipiente estará representada a união indissolúvel do casal. Muito romântico, não?

Embora existam diferentes tipos, o que marca esse tipo de cerimônia é a personalização dos votos e a essência dos noivos no texto!

 

Independente da celebração, o grande dia merece ser especial em todos os detalhes!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *