Save The Date De Casamento — Insira Essa Tendência No Seu Planejamento

save the date casamento

Você sabe o que é save the date e qual a importância de inserir essa tendência no planejamento do seu casamento? É disso que vamos tratar neste artigo e dar algumas dicas de como fazê-lo da melhor maneira.

O save the date é um termo em inglês que significa “reserve a data”. Como o nome sugere, é uma maneira de fazer com que os convidados não esqueçam do seu evento, avisando-os com antecedência da data, horário e local que ele será realizado.

Mas lembre-se: existem algumas boas práticas que farão com que o seu save the date seja mais bonito e evite possíveis erros.

Continue lendo este post e descubra!

 

O que é save the date?

Essa é uma tendência que vem crescendo entre os casais que vão festejar o seu grande dia e querem que todos os convidados aguardem ansiosos pelo convite. Como dito anteriormente, esse termo significa “reserve a data”, fazendo com que todos não esqueçam da cerimônia e, ainda, avisando o horário e o local da festa.

Imagine você chegar neste dia tão especial e as pessoas que ama não estarem presentes por não terem lembrado da data ou por terem perdido o convite oficial, por exemplo. Você não quer que isso aconteça, não é mesmo?

Sendo assim, o save the date é de extrema importância, principalmente nos dias de hoje, onde a maioria das pessoas utilizam o celular e o computador para tudo e acabam esquecendo da existência de um papel, caso o seu convite seja deste material.

Além disso, com a correira do dia a dia, e as pessoas cada vez mais atarefadas e cheias de compromissos, é fundamental que você comunique a data escolhida para o seu casamento com antecedência para que todos reservem a data e possam participar desse momento incrível da sua vida.

Por mais que se pareça com o convite principal, este “aviso” pode ser mais descontraído, divertido e original. Diferente do texto do convite de casamento, neste caso, os casais apenas colocam o seu nome, data e o local, deixando um leve mistério no ar para criar ainda mais expectativas sobre a festa.

 

Qual a importância do save the date para casamentos?

Você lembra daquela época em que só se usava o “falecido telefone fixo” para convidar os familiares para uma festa, um por um, e torcer para não ter esquecido ninguém? Não? Se você não é dessa época, agradeça, pois dava muito trabalho e, ainda, causava conflitos com quem foi esquecido de ser convidado.

Já nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia e a comunicação cada vez mais simples e prática, ficou muito mais fácil convidar os amigos e familiares e, ainda por cima, confirmar a presença deles por meio do save the date.

A sua família mora em outra cidade ou país? O save the date é ainda mais imprescindível nessas situações, pois garante que pessoas que residem longe do local da festa possam se planejar para participar desse dia tão especial e esperado por todos.

Você não quer uma pessoa muito amada por você e por todos não esteja neste momento com você, certo? Então, garanta que o seu save the date seja enviado com muita clareza, assertividade e beleza para todos.

Veja outras vantagens de inserir o save the date no planejamento do seu casamento:

 

Permite que os noivos mostrem seu carinho pelos convidados

Além do convite oficial, enviar um save the date para os convidados antes do tão esperado dia, é uma forma de demonstrar carinho e preocupação com os convidados. Isso porque ninguém quer ser esquecido na lista de presença, não é mesmo?

Sendo assim, quando você envia esse “lembrete”, você permite que os convidados lembrem da data e, ainda, se organizem para estar no seu casamento. Não basta enviar o convite com um mês de antecedência e esperar que todos estejam lá.

 

É uma forma criativa e descontraída de passar uma mensagem séria

Está sem jeito de cobrar seus familiares e amigos para que eles não faltem no seu casamento? Ou não quer ser inconveniente a ponto de ficar lembrando-os da cerimônia a cada uma semana? O save the date é uma maneira criativa e descontraída de fazer exatamente o que você precisa fazer, mas sem receio de incomodar as pessoas.

Não se sinta incomodado em cobrar a confirmação das pessoas no seu grande dia. Além de forma eficiente de todo mundo se organizar, seja os convidados ou você, evita que possíveis erros aconteçam.

 

É uma maneira de evitar imprevistos

Nenhuma viagem de última hora ou qualquer outro motivo é aceito quando você enviou um save the date para um amigo meses antes do seu casamento.

Ele terá tempo o suficiente para que possa devolver seu gesto de carinho de o ter convidado, separando um dia em sua agenda para estar presente em um dos momentos mais importantes de sua vida.

Claro, existem algumas situações esporádicas, como questões de saúde ou algo relacionado ao trabalho que podem coincidir com a data do seu casamento. Mas, fora esses casos, enviar o save the date, pode ser uma ótima oportunidade de garantir que não haja “desculpas” pelo não comparecimento na sua festa.

 

Dicas para criar o seu save the date

Agora que você já sabe o que é o save the date e qual a importância desse item no planejamento do seu casamento, chegou a hora de colocar a mão na massa e as ideias no papel, ou no computador, caso o seu save the date seja online.

Para te ajudar, listamos algumas dicas para o criar o seu save the date e evitar que possíveis erros aconteçam.

Veja a seguir:

 

1. Escolha a forma de envio

A primeira dica para criar o seu save the date, é decidir qual será a maneira de envio para os seus convidados. Antes de tomar essa decisão, tenha em mente alguns fatores:

vou conseguir enviar pessoalmente para todos os convidados?

todos os meus amigos e familiares possuem acesso fácil a internet para enviar de forma online?

pensando no estilo dos seus convidados, entregar digitalmente é muito informal?

você prefere ter mais contato com os convidados ou entregar de forma online também é uma boa opção?

Respondida todas essas perguntas, ficará mais fácil definir qual será a maneira de envio para os seus convidados.

Lembre-se: pense sempre o que a maioria dos convidados iriam preferir e dê preferência para algumas exceções. Você não quer causar algum desconforto com algum convidado por conta disso, não é mesmo?

 

2. Tenha certeza da data

O principal objetivo do save the date vai anunciar aos convidados a data em que irão celebrar a sua união oficial. Ainda que tenham a certeza de que querem um determinado dia, só enviem o pré-convite depois de terem alugado o local, reservado a igreja e que já tenham alguns dos principais fornecedores já pensados.

À medida que o dia vai tomando forma, pode ser que muitas coisas podem mudar, e a data pode ser uma delas.

Um exemplo muito comum é os noivos abrirem mão de uma data que faziam questão para realizar a festa no dia disponível do local que se apaixonaram. Então, é muito importante que vocês estejam bem seguros de que não existe possibilidade desse dia mudar para que o envio do save the date seja feito.

 

3. Envie com antecedência

Não existe uma regra para enviar o save the date do seu casamento para os convidados, tudo dependerá das características da sua cerimônia, se será longe ou perto da maioria dos convidados ou se será um destination wedding, por exemplo, onde todos terão que viajar para estarem presentes naquele dia.

Sendo assim, o recomendado é que para os casamentos convencionais, onde será perto da maioria dos convidados, o envio/entrega seja feita com, no mínimo, seis de antecedência, para que todos consigam reservar essa data e estarem presentes neste grande dia.

Já para as cerimônias realizadas longe da casa de familiares e amigos, é importante que esse envio seja feito com oito meses de antecedência. Assim, ficará mais fácil e viável para todos conseguirem se planejar e irem para o seu casamento.

 

4. Não se esqueça das informações essenciais

Parece óbvio, mas existem muitos casais que se esquecem de acrescentar informações essenciais no save the date.

É importante ter em mente que este não é de fato o convite oficial, então não é necessário ter os nomes dos pais dos noivos, por exemplo. Mas, alguns dados são fundamentais para que ele cumpra o papel de “lembrete” realmente e não deixe que os convidados se esqueçam do seu casamento. Veja a seguir:

nome dos anfitriões: o nome dos noivos é muito importante para que a pessoa saiba de quem aquele save the date se trata, principalmente se o envio for feito pela assessoria do casamento e de maneira online;

data do evento: esse é o item principal e que precisa estar em destaque no save the date. Crie um design chamativo e encantador, para que as pessoas gravem ainda mais essa data na cabeça;

local do casamento: o lugar em que a cerimônia será realizada também é um dos itens mais importantes do save the date. Isso porque ajuda os convidados a se programarem e entenderem quanto tempo levará para chegar até o local.

 

5. Escolha um modelo que é a cara dos noivos

Você quer que os convidados reconheçam o seu save the date antes mesmo de ver o nome estampado no “pré-convite”? Se a resposta for sim, é fundamental que você escolha um modelo que seja a cara do casal e que tenha toda personalidade em todos os detalhes.

Sendo assim, é fundamental que você invista em algo que represente o casal, seja pela cor, pela fonte da escrita, pela decoração ou pela linguagem utilizada.

Mas, lembre-se: o save the date, tanto quanto o convite oficial, precisa ter tudo a ver com a temática da sua festa e o estilo do seu casamento. Assim, todos os detalhes terão conexão e contarão uma história para encantar ainda mais os seus convidados.

Acesse o blog do Grupo Bisutti, leia mais posts sobre o universo dos casamentos, onde você encontrará todos os assuntos que poderão te inspirar e fazer com que você tenha um grande dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.