Roteiro para uma cerimônia tradicional

cerimônia tradicional

Está chegando o seu grande dia e você precisa de uma mãozinha a mais para te auxiliar nesse dia tão especial? No Grupo Bisutti nós temos a solução completa, com marcas renomadas de decoração, gastronomia, bar, entretenimento, tecnologia, bar e doces. Dessa forma, você não precisa se preocupar com nada. Mas, caso você queira ficar por dentro de todos os detalhes de uma cerimônia tradicional, confira o nosso post!

 

Recepção dos convidados

Os convidados precisam se sentir acolhidos e bem recepcionados no momento da chegada ao local. Por isso, em Casamentos tradicionais os amigos e familiares são recebidos pela equipe de assessores ou até mesmo pelos pais do noivo. Tudo vai depender de como os noivos decidiram estruturar esse momento. Mas uma coisa é certa: mesmo em casamentos modernos, a recepção dos convidados deve ser feita!

E para deixar esse momento ainda mais especial, que tal contar com uma dupla de voz e violão? A GB7 possui formações incríveis, proporcionando um ambiente aconchegante e intimista, com roupagens leves de músicas modernas e antigas, da forma que mais agrada os noivos e convidados.

Além disso, se o seu intuito for priorizar o bem estar dos convidados, a nossa dica é oferecer um coquetel, com água saborizada, na entrada do evento enquanto os amigos e familiares aguardam a entrada dos grandes protagonistas da noite. É um mimo que mostra todo o cuidado e preocupação com os envolvidos.

 

 

Cortejo da cerimônia

Já percebeu que quando você vai a Casamentos, sempre existe uma ordem para a entrada dos noivos, familiares? Essa entrada é conhecida como cortejo e é uma das tradições mais seguidas nas cerimônias. Embora seja um protocolo seguido há anos, não é uma regra absoluta e pode ser mudado, tudo varia de acordo com estilo e a proposta que o casal quer seguir.

A ideia de ter uma ordem na entrada surgiu com a Rainha Vitória, em 1840, na sua cerimônia com o príncipe Albert. a sequência estipulada foi a seguinte:

-Noivo entra com a mãe ou alguém que a represente. Ele é o primeiro porque na religião cristã o homem simboliza o início da família.

-Mãe da noiva ou pai do noivo entram juntos representando a união de duas famílias.

-Padrinhos e madrinhas, que são os responsáveis por abençoar os noivos e transmitir boas energias para essa nova fase.

-Damas e pajens, carregando as alianças e a Bíblia.

-Noiva com o pai ou alguém que o represente.

 

Acredite, uma ideia simples de organizar a entrada de todos e com simbolismos revolucionou o casamento na época. e, desde então, não só a realeza britânica, mas muitos noivos aderiram até hoje essa ordem.

Há muitos questionamentos em relação ao lado que a noiva entra na cerimônia. Tudo vai depender do local que a união será realizada. Em algumas igrejas mais tradicionais, por exemplo, a noiva e as madrinhas entram do lado direito do homem.

 

 

A cerimônia

Chegou um dos momentos mais esperados da noite: a cerimônia! A emoção toma conta dos noivos e dos convidados a todo instante. Mas para que tudo saia perfeito, como o casal deve proceder diante desse misto de alegria, nervosismo e ansiedade? Depois de meses de planejamento tudo deve estar em perfeita harmonia para tornar a noite inesquecível. Dê uma olhada no roteiro abaixo!

– Cerimônia regida por um celebrante: Tudo vai depender do que os noivos querem para o momento, até um amigo próximo pode fazer parte dessa união. Aqui, a celebrante pode contar brevemente a história do casal (primeiro beijo, momentos especiais, pedido de namoro e de casamento), assim, a celebração fica ainda mais emocionante e os convidados se sentem bem pertinho dos noivos.

– Votos de Casamento: Eles não são obrigatórios. Os noivos podem optar em pular essa parte ou personalizar os votos para que a cerimônia transborde ainda mais de emoção e Amor. Mas quer um conselho? Os votos dão um toque mais especial para a cerimônia. É nesse momento que você expressa tudo o que sente, seja com letras de músicas, trechos de poemas ou algo totalmente elaborado por você. Se você não sabe nem por onde começar, nesse post nós separamos algumas dicas para você surpreender o seu amor!

votos de casamento

– Entrega das alianças: Segundo a cerimônia tradicional, os pajens e as daminhas ficam encarregados de entregar as alianças aos noivos. Uma outra opção é dar essa tarefa para os avôs dos noivos. Após esse momento, o celebrante diz a frase tão esperada e tradicional de uma cerimônia: “Agora o noivo pode beijar a noiva!”

 

Cumprimento entre noivos e padrinhos

Depois de uma cerimônia com muita emoção e sentimentos a flor da pele,  nada mais justo que os padrinhos aproveitarem o momento para desejar felicidades aos noivos. Normalmente as cerimônias tradicionais acontecem dessa forma.

Iniciando pelo lado oposto de sua família, o noivo pelo lado da noiva e a noiva pelo lado do noivo; em seguida, os padrinhos saem na frente ou depois dos noivos (isso depende da igreja e dos noivos). Os pajens e daminhas sempre saem na frente dos noivos, seja antes ou depois dos padrinhos.

Os pais merecem ficar por último para ter um tempinho extra com os filhos, não é verdade?

 

Saída dos noivos

A saída mais comum é: padrinhos e madrinhas, pais, pajens e por último os noivos para serem recebidos com muito amor e carinho pelos amigos e familiares.

Esse é o momento que os padrinhos formam uma fileira no final do corredor da igreja ou do espaço para expressar toda a alegria dessa união.

A chuva de arroz na saída da cerimônia é tradição em casamentos há muitos anos (há quem diga que o costume é milenar, ainda da Roma Antiga, quando a população jogava trigo e outros cereais nos recém-casados como símbolo de fertilidade). Porém, os noivos que optarem por dizer o “sim” na igreja, precisam tomar certo cuidado, porque muitas delas não permitem mais esse costume.

 

Hora da Festa

Após um momento lindo e emocionante como a cerimônia, chegou a hora da festa! Os convidados amam festejar, dançar, curtir e celebrar essa data tão especial. Por isso, aproveite ao máximo esse momento, experiências assim não voltam mais, apenas ficam na memória como uma noite inesquecível.

festa dos noivos

E para deixar a festa ainda mais animada, já pensou em incluir opções incríveis de entretenimento e projetos tecnológicos para a sua festa? Nesse post você consegue ver alguns itens que, sem duvida, farão a animação do seu grande dia!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.