Qual A Importância Da Mesa De Doces? Veja Algumas Dicas Para Elaborar A Sua!

mesa de doces

Você sabe qual a importância da mesa de doces  e como ela pode contribuir para trazer mais beleza e encantar os seus convidados? Esse é um detalhe fundamental no planejamento da sua festa e que não pode ser deixado de lado. 

A mesa de doces é onde está a atenção da maioria dos convidados. Além dos docinhos serem deliciosos e serem essenciais durante a festa, ele serve como um item decorativo, transformando esse dia ainda mais especial. 

Para saber mais sobre a importância da mesa de doces, continue lendo este artigo.  

 

Como surgiu a mesa de doces?

 

Mesmo que não tenha uma história tradicional sobre a mesa de doces, como a origem do bolo de casamentos, por exemplo, ela surgiu de uns tempos para cá, após algumas noivas notarem a necessidade de dividir a mesa principal da cerimônia, evitando que ela fique tão sobrecarregada. 

Claro, tudo dependerá do estilo do casamento e das vontades e gostos do casal. Se por acaso, vocês quiserem que a mesma mesa seja destinada para o bolo e para os doces, não tem problema. 

No entanto, se você deseja seguir a nova tendência e arrasar na decoração e no sabor dos docinhos que farão parte da sua mesa, é preciso se atentar a diversos detalhes, que você irá descobrir ao longo deste artigo. 

 

Qual a importância da mesa de doces?

Ter uma mesa de doces no seu evento, desde os sabores comuns, até os mais elaborados, conhecidos como goumert, podem ser encomendados para esse dia tão especial. 

Além de fazer a alegria dos convidados, principalmente aqueles que são amantes de sobremesas, os docinhos são parte fundamental da decoração da sua festa. 

Eles podem estar diretamente relacionados ao estilo e identidade visual do seu casamento, ou não estarem necessariamente combinando com a decoração. Isso porque eles são uma “estrela à parte” e podem ter a suas próprias cores e itens decorativos. 

Além disso, você já chegou em alguma festa de casamento que não tinha docinhos? Sejam eles na mesa de bolo ou em local separado? Provavelmente não, não é mesmo? Então, da mesma forma que você acha muito necessário, você não quer deixar uma má impressão para os seus convidados, certo? 

Sendo assim, por menor que seja o seu casamento, mesmo que ela seja em um formato mais simples, é muito importante que você não deixe a mesa de doces de lado. São esses pequenos detalhes que vão encantar os seus amigos e familiares neste dia tão especial. 

 

Dicas indispensáveis para ter uma mesa de doces incríveis

Agora que você já sabe qual a origem e a importância da mesa de doces no seu casamento, chegou a hora de conhecer algumas dicas indispensáveis para garantir que a sua mesa seja incrível e impacte todos os seus convidados. 

Mas, não se esqueça: não existe uma regra, tudo dependerá dos gostos e o que irá satisfazer as expectativas dos noivos e as pessoas que participaram deste momento.  

Veja as dicas a seguir:

 

Se atente ao cálculo da quantidade de doces por pessoa

Você não quer que nenhum convidado fique sem docinhos durante a festa, não é mesmo? Para isso, é fundamental fazer um cálculo da quantidade, se baseando no total de convidados confirmados para a festa. 

Especialistas em casamentos indicam uma quantia de 5 a 7 doces por pessoa. Ou seja, se a festa for para uma média de 200 convidados, a quantidade a ser encomendada é de 1000 a 1400 unidades. 

Esse é um dos detalhes mais importantes no seu planejamento. Ver um convidado dizendo que na sua festa não tinha comida suficiente para todos os convidados, não é legal, certo? 

mesa de doces

 

Opte por um mix de sabores

Na hora de fazer a encomenda dos docinhos, é recomendado que você opte por um mix de sabores, a fim de agradar todos (ou a maioria) dos paladares.

Escolher apenas dois ou três sabores, pode ser uma decisão arriscada, já que muitas pessoas podem não gostar dos tipos escolhidos. Além disso, é imprescindível pensar não só nos sabores, mas também nas variações de doces, como:

bem-casado (muito comum em casamentos);

brigadeiros;

quindim;

trufas;

pão-de-mel;

brownie;

entre outros. 

Incluindo essas variações de doces, aumenta as chances de todos os convidados comerem pelo menos um deles durante a festa e deixar todos muito felizes com as suas escolhas. 

 

Pense nas decorações dos doces

Como dito anteriormente, a mesa de doces não está relacionada apenas ao paladar dos noivos e convidados, mas também serve como item decorativo da sua festa. 

Neste caso, é de extrema importância que você pense em como será a decoração dos seus docinhos, como serão os modelos das forminhas, se terão detalhes em cima de cada um deles e se serão no seu formato convencional ou diferenciados. 

Essa é uma maneira de trazer mais alegria, personalidade e encanto para a sua festa, mostrando para os seus convidados que você se preocupa com todos os detalhes. 

 

Saiba fazer a disposição dos doces na mesa

Uma das coisas importantes de serem pensadas durante o planejamento, é saber fazer a disposição dos doces na mesa. Você como fazer isso da melhor forma? Se a resposta for negativa, não se preocupe, você não precisa ser uma especialista em decoração para deixar a sua mesa linda. 

Uma opção interessante é a fazer a acomodação em peças, como pratos com pés, bandejas, fruteiras e bowls, que podem ser de diversos materiais como, por exemplo, prata, cobre, cristal, madeira, cerâmica ou porcelana.

Além disso, é possível colocá-los diretamente na mesa de doces,  fazendo um estilo mais minimalista, ou mesmo um desenho de mosaico com eles.

Identifique os doces nas mesas com seus respectivos nomes

É muito mais legal comer algo que você sabe o que, né? Além de evitar possíveis chateações, onde os convidados comeram algo que não goste, por não ter identificação, além de ser um risco para alguém que tenha alergia a algum tipo de alimento. 

Sendo assim, é recomendado que os doces sejam identificados não só pelo nome, mas também pelos ingredientes utilizados para a sua produção. 

Para isso, usar plaquinhas é uma solução muito boa e pode-se usar a identidade visual do casamento para que fiquem discretas, mas ao mesmo tempo charmosas.

 

Libere a degustação dos doces após o jantar

Não é recomendado que você impeça os convidados de “roubar” um doce da mesa antes do jantar, pois isso pode causar um grande desconforto com aquela pessoa e não é isso que você quer, certo? 

Mas, o mais indicado é que os doces sejam liberados para a degustação após o jantar, depois que todos já estejam satisfeitos e aguardando a sobremesa. Inclusive, esperar a finalização do jantar para distribuir os doces, é importante para que todos os convidados possam comer as mesmas quantidades (ou aproximadamente).

No Grupo Bisutti, você encontra os doces ideais para sua festa. Rico em detalhes, delicadeza e sutileza, são produzidos por Giuliana Pimenta. Os doces finos são feitos artesanalmente a partir dos melhores ingredientes naturais, com uma gama enorme de sabores, cores e formatos para conquistar os paladares mais exigentes. 

Não deixe de fazer o seu pedido e tornar o seu grande ainda mais incrível!

Percebeu como a mesa de doces é muito importante em uma festa de casamento? Para saber mais detalhes sobre esse universo, acesse o blog do Grupo Bisutti e leia outros artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.