Organizando o Casamento: 3 primeiros passos

banner blog

Os meses entre o noivado e a data do casamento marcam uma época especial na vida dos casais. São longos dias de expectativas, planos e sonhos até que tudo se concretize e, muitas vezes, a noiva se encontra em meio a diversas dúvidas e decisões.

Ficou noiva e não sabe por onde começar a planejar o Grande Dia? Nesse Post resumimos os três primeiros passos para quem está organizando o casamento.

Lista de Convidados

É fundamental definir quantos e quem são seus convidados antes de tudo. Afinal, é esse número que a ajudará a determinar várias questões do casamento, como local, orçamento, estilo, etc.

Para ajudar na construção da lista, tente convidar pessoas que fazem parte de seu cotidiano ativamente, seu ciclo de amigos próximos e também aqueles que, mesmo um pouco distantes, representem algo importante na vida de vocês.

Vale também conversar com os familiares e verificar se eles têm algum convidado de grande importância. Não se esqueça que o casamento dos filhos é sem dúvidas um momento muito aguardado pelos pais.

Convites

Escolha com carinho o tipo de papel, o tamanho e o estilo de convite. Lembre-se: quem recebe um convite no estilo clássico, por exemplo, espera por uma festa nesta mesma linha.

Procure ajuda de uma empresa especializada neste tipo de material e não substitua o tradicional convite impresso por apenas uma versão online.

Além disso, é importante lembrar que raramente alguém vai sozinho a um casamento e sempre existem convidados que não vão! O serviço de confirmação de presença (RSVP – Répondez S’il Vous Plaît) pode auxiliar a chegar no número final de convidados.

Estilo do Casamento

Organizando o casamento, o casal percebe que existem muitos estilos de evento. Aqui colocamos os mais tradicionais, mas em nosso E-book você pode ver outros tipos.

Casamentos Diurnos – Geralmente, possuem um clima mais descontraído, O bacana deste tipo de evento é aproveitar o brilho da luz natural para fazer fotos incríveis, incluindo também o pôr do sol.  Em alguns casos o uso da iluminação cênica chega a ser dispensado. Sem dúvidas é o tipo de evento que rende fotos super inspiradoras e é o modo preferido dos fotógrafos!

Pensando no Casamento Diurno, o domingo pode ser uma ótima opção! Em relação ao sábado, ele oferece preços mais atrativos e além de ser uma excelente ocasião para reunir amigos e familiares, sem preocupações com outros compromissos.

Casamentos Noturnos – é o mais comum, tradicional e democrático. Aproveite a atmosfera da noite e imagine o que mais tem a ver com seu amor e você.

Esse tipo de celebração costuma ter uma cerimônia na igreja, capela ou sinagoga, ou no mesmo local onde será a recepção. Quem opta por realizar uma Grande Festa, precisa saber que ela deve ocorrer em espaços com boa infraestrutura. Para a decoração, texturas que destacam o olhar na noite: ouro, cobre e prata nos detalhes são uma boa ideia.

O menu, pode ser um coquetel seguido de jantar sofisticado ou, se preferir algo mais descontraído, ilhas gastronômicas.

O Casamento Noturno normalmente tem mais tempo de duração, em média de 6 a 9 horas. E o sábado à noite costuma ser o mais disputado, mas cada vez mais datas como sexta e quinta-feira têm sido procuradas. Atenção: não se esqueça de se programar com antecedência para ter mais opções de datas! De 14 a 24 meses é o prazo considerado ideal.

Documentação

Organizando o casamento civil, os noivo se deparam com uma parte mais burocrática. O casal deve procurar o cartório do bairro ou o mais próximo. Isso deve ser feito entre 60 a 30 dias antes da data pretendida para o casamento.

Vale ressaltar que em cartório os prazos não são flexíveis e não podem ser alterados, então fique atenta! O objetivo inicial é o pedido de habilitação do casamento civil, quando os noivos precisam provar que estão livres e desimpedidos para casar. Durante esse processo de averiguação, o casal precisa dar entrada nos documentos exigidos para que se realize a cerimônia.

São eles: o documento de identidade original, a certidão de nascimento atualizada, comprovante de endereço e documento de identidade original das testemunhas.

Além de alguns documentos a mais exigidos para noivos divorciados, viúvos ou estrangeiros.

Após a entrada de toda a documentação correta, existe um prazo de 15 dias para de que os noivos estejam realmente disponíveis para realizar o casamento civil. Aprovadas as documentações, no dia do casamento civil é imprescindível a presença de testemunhas no cartório. Além disso, neste mesmo dia é expedido um documento com os nomes atualizados.

Ah, e não esqueça: algumas igrejas exigem que o casal já esteja casado no civil para realizar o religioso. Fique atenta aos prazos!

Próximos passos 

Nesse post falamos apenas os três primeiros passos para planejar seu casamento, mas temos uma lista mais completa com os dez itens principais para que seu Grande Dia seja perfeito!

Nosso e-book traz diversas informações que são fundamentais para ajudá-la no planejamento do casamento.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.