O que é a cerimônia das areias?

cerimônia

Foto: Produtora 7

Com o passar dos anos, as cerimônias vêm criando novas formas de unir duas pessoas que se amam. Entre elas está a cerimônia das areias, que existe há muito tempo, porém começou a ser usada há poucos anos. Por essa razão, muitos noivos desconhecem essa prática.

Muitos casais querem sair do padrão das cerimônias e acabam buscando outras alternativas que façam mais sentido para as suas próprias crenças e perfil. Para isso, hoje trazemos a Cerimônia das Areias para que você conheça um pouco mais sobre qual é o significado dessa cerimônia e como é feita, para que então você e seu amor possam decidir se este é o formato de evento que vocês procuram.

Diferente e único

Ao contrário dos casamentos tradicionais, a cerimônia das areias não possui um momento ou ordem correta a ser seguida, dentro do cronograma do evento. Porém, o mais comum de vermos é começar após a troca dos votos dos casais ou antes e depois das trocas das alianças.

E para que os convidados entendam o motivo da cerimônia estar sendo daquela forma, também é comum que a noiva ou o noivo se pronuncie para os convidados, informando o significado daquele momento para o casal.

E para que tudo ocorra como o planejado, é importante que haja um roteiro a ser seguido dentro do evento, assim tudo ocorrerá dentro do esperado. Então, para que tudo ocorra da melhor forma o ideal é que o serviço de cerimonialista seja contratado junto a uma equipe experiente e de confiança.

Nesse post vamos mostrar qual o significado dessa cerimônia linda, diferente e emocionante.

Significado

Não se sabe exatamente onde surgiu esse ritual. Há suposições que tenha vindo do Hawaii, onde os noivos levavam areias de suas praias para o Casamento para trazer sorte.

Esse estilo de cerimônia representa a união indissolúvel dos noivos. Isso porque quando a areia é unida ela jamais poderá ser separada homogeneamente, assim como se espera de um Casamento.

Se você já se identificou com essa simbologia, talvez seja o formato ideal para a sua cerimônia. Pois, além de fazer sentido, seus convidados ficaram surpresos com tamanha criatividade e inovação, já que hoje em dia esse tipo de celebração não é muito comum ou vista.

Você já participou de uma cerimônia de areias? Se sim, escreve pra gente nos comentários como foi e o que você achou da ideia.

Cerimônia

A Cerimônia funciona da seguinte forma, os noivos têm, cada um, um recipiente com areia colorida. Durante a cerimônia, ambos despejam suas areias em um recipiente maior para que aconteça a união entre elas, simbolizando o Amor do casal.

Durante esse processo, o celebrante acompanha o ritual com palavras de amor e carinho e explica o significado dessa linda União para que os convidados possam entender.

Se você pretende realizar uma cerimônia das areias, saiva que temos alguns parceiros que realizam esse tipo de cerimônia: Casamento Ecumênico, Cristiane Martinez, Sidney Botelho e Ricardo Rehder.

Muitos casais optam por compartilhar esse momento com familiares e padrinhos. Com isso, eles também depositam a areia, e o frasco de vidro se torna o símbolo da União dos noivos junto com as pessoas queridas, de modo que seja eterno!

E o mais interessante é que vocês terão recordações dos votos que fizeram, através da simbologia envasada, que sempre poderão olhar para se lembrar do significado da união e o que é importante recordar para manter a relação.

O significado das cores na cerimônia das areias

cerimônia

Parceiro Casamento Ecumênico

Cada cor no momento da cerimônia tem um significado. Já que este será o elemento principal da cerimônia, saber o significado de cada uma resultará na escolha mais consciente dos elementos que vão compor o significado da cerimônia e do que ela representa para a união do casal. Se você já está se imaginando em um cerimônia dessas, confira aqui quais são as cores mais usadas e já imagine quais são as que mais batem com as suas crenças, desejos e iluminação para que o casal tenha ao longo de muitos anos.

Preto: Dignidade.

Branco:  Pureza e inocência

Vermelho: Amor

Laranja: Movimento e espontaneidade

Verde: Juventude, esperança e calma

Amarelo: Prosperidade

Azul: Fidelidade e lealdade

Castanho: Estabilidade e simplicidade

Rosa: Romantismo

Dourado: Riqueza

O casal escolhe o que, para eles, é prioritário no Casamento e depois da cerimônia podem levar o recipiente para casa com o intuito de lembrarem a todo momento dessa linda União.

É ou não é uma cerimônia criativa e cheia de significados interessantes? Comenta aqui em baixo para sabermos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.