O manual da Festa de Noivado

Festa de noivado

Fui pedida em casamento! E agora, o que se faz em um noivado?

Se você está na dúvida sobre como funciona o noivado, vamos te contar com detalhes abaixo.

Certamente, o primeiro passo a ser dado é organizar o cerimonial de noivado!

E é nesse momento que grandes dúvidas começam a surgir. Desde como organizar, onde fazer, qual roupa usar, o que servir aos convidados, quais as regras de etiqueta de presentes e até mesmo o que servir em festa de noivado.

E para sua sorte, você encontrou o artigo que vai tirar as suas dúvidas e ainda te ajudar com dicas valiosas para que o seu dia seja especial e único.

Ao decidir se casar, com certeza você e seu futuro marido farão questão de dividir essa notícia com seus familiares e amigos, não é mesmo?

Então, que tal organizar uma festa de noivado para anunciar esse momento feliz para as pessoas mais especiais de suas vidas?

Muitos consideram o noivado como início da jornada e celebração do casamento. Porém, é somente uma amostra aos convidados do que está por vir, já que as melhores surpresas devem ser deixadas para o grande dia.

Algumas regras de etiqueta e tendências do noivado já nos dão uma boa direção de como preparar uma festa de noivado.

Por isso, elaboramos um passo a passo para facilitar a organização dessa festa!

escrevendo_lista_de_noivado

LOCAL:

A apresentação da novidade para a família é um momento único e especial, por isso deve ser organizado com carinho, amor e atenção aos detalhes. O primeiro deles é onde a notícia será dada.

A festa de noivado é um dos mais tradicionais eventos pré-wedding. Poucos casais abrem mão dela, que geralmente acontece na casa de um dos noivos ou dos seus pais, ou ainda em um pequeno espaço de eventos. Existem casais que decidem formalizar o noivado primeiramente para os pais, e depois realizar um evento para uns amigos mais próximos.

Se os noivos possuem famílias que moram distantes umas das outras, definir um local que seja viável para a maioria das pessoas é uma gentileza e um cuidado que se deve ter ao definir o local da festa.

CONVIDADOS:

Este é um dos itens mais discutidos entre os noivos, já que não queremos deixar ninguém se sentindo excluído de uma celebração e um momento tão importante como este não é? Mas, nesse primeiro momento, convide apenas os mais íntimos e deixe para convidar todos os amigos e familiares no dia da cerimônia.

O número de convidados vai depender da sua futura lista de casamento e também do tamanho da sua família. Algo entre 40 e 100. Vale lembrar que  você não vai convidar todo mundo que convidará para seu casamento, mas quem for convidado para seu noivado com certeza deverá estar presente em sua cerimônia e casamento! Os seus futuros padrinhos também não podem ficar de fora dessa comemoração.

Lembre-se de que os padrinhos terão um papel diferenciado na sua cerimônia e por isso talvez seja interessante preparar algo especial para eles, algo que dê a devida importância para o convite que os noivos estão propondo à eles. Leia mais no item de “lembrancinhas”.

 

Vai casar? Conheça os nossos 16 espaços para Casamento, cada um com sua atmosfera e com solução completa!

 

ORÇAMENTO:

Seja como for, para começar a organização, é bom definir o seu orçamento. Ele é responsável por determinar o que deverá entrar na celebração ou não, se você poderá contratar um buffet ou até mesmo se você deve seguir a linha “Do It Yourself”. Lembre-se de ajustar a lista de convidados, caso necessário.

Para o cálculo no orçamento, leve em consideração alguns itens importantes:

  • Quantidade de adultos e crianças
    Geralmente as pessoas só levam em consideram a quantidade total de convidados, porém, ter uma visão separada por adultos e crianças e até mesmo de homens e mulheres pode te ajudar a entender o valor médio que será gasto levando em consideração o consumo de comidas e bebidas para cada um.
  • Haverá bebida alcóolica?
    Essa é uma informação importante e que geralmente tem uma porcentagem considerável no orçamento. Se estiver pensando em cortar custos, pense em talvez drinks sofisticados que levem água gaseificada, frutas e temperos – isso trará um ar de elegância, sem pesar tanto no bolso.
  • O evento será em qual horário do dia?
    Pode parecer uma questão irrelevante, mas a verdade é que o horário vai definir o tipo de comida que será servida. Veja a seguir as dicas para clarear suas ideias e expandir suas possibilidades dentro da festa de noivado.


GASTRONOMIA:

Orçamento definido, chegou a hora de pensar no que você deseja realizar: um brunch, um jantarzinho, ou até mesmo um descontraído churrasco, por que não?  Ainda é possível apostar em um evento apenas com canapés e finger foods, ou um elegante queijo e vinhos, seguido de bolo, doces e champanhe.

Alinhe a gastronomia ao estilo de vocês e ao horário que pretendem fazer essa comemoração. Isso vai fazer toda a diferença no resultado final, pois são nos detalhes que a mágica do evento acontece. E as pessoas percebem quando tudo foi pensando e planejado para compor um momento único e agradável. O toque final será o estilo único do casal.

Para finalizar o evento, Bolo e Doces são esperados pelos convidados. Inclusive os bem-casados já podem fazer parte dessa comemoração.


BEBIDAS:

Um bar de drinks, vinho, whisky ou cerveja: escolha as opções que mais agradam vocês e os seus convidados. Mas, tem uma bebida que não pode faltar! O Champanhe (ou um espumante), afinal, um dos pontos altos da festa é o Brinde!

Lembre-se de providenciar taças para todos brindarem com vocês!

Se for do gosto do casal, as taças ou copos podem ser decorados com as iniciais e a data do evento, garantindo assim fotos incríveis e memoráveis.

Lembre-se: sua festa ficará registrada na mente e nos celular dos convidados, então use a criatividade. Fotos do brinde são itens indispensáveis em uma timeline de respeito nas redes sociais 😉


DECORAÇÃO:

Outro item importantíssimo para deixar o evento com o jeitinho dos noivos é a decoração! Ela pode ser temática ou não. E inspirações para o tema não faltam: algum lugar do mundo, algum hobby de vocês, uma cor e por aí vai! O que sua criatividade permitir!

Providencie flores para as mesas dos convidados, e um arranjo especial para a mesa que será feita a cerimonia de noivado.

Fotos de diferentes momentos do namoro, fotos com os amigos e familiares presentes e fotos de vocês também podem complementar o ambiente.


LISTA DE PRESENTES:

A tradição diz que na festa de noivado você deverá ganhar itens de enxoval, ou seja, itens de cama, mesa e banho. São presentes deliciosos de ganhar!

Esta já é uma tradição e a maioria das pessoas entendem que devem levar esses mimos para o casal, então não é necessário fazer lista de presentes para noivado, apenas se você desejar ou se os convidados solicitarem.


FOTOGRAFIA:

Não é todo dia que temos o privilégio de juntar as pessoas que mais gostamos em uma única festa! Sendo assim, esse momento deve ser registrado!

Para garantir que o início dessa comemoração seja registrada no mais alto nível de qualidade, até para que você possa imprimir ou guardar, considere fortemente em contratar um fotógrafo profissional. Afinal, não é todo dia que ficamos noivos, não é mesmo?

Com certeza você terá recordações incríveis desse dia especial.


LEMBRANCINHA:

Um mimo de agradecimento aos seus convidados pode ser muito educado.  Que tal algo comestível, como amêndoas confeitadas, um bem casado personalizado ou o famoso bem casado? Outra ideia é algo para casa, como um aromatizador de ambiente, uma caixinha de prata ou até mesmo um mini vasinho. Personalize com os nomes de vocês e se quiser, informe sobre a data do Casamento.

Ideias é o que não falta. Entre no nosso Pinterest e se inspire!


CERIMÔNIA DE NOIVADO:

Escolheu o tipo de evento, decoração e todos os detalhes? Agora é a vez de pensar nos ritos presentes na festa de noivado.

A cerimônia de noivado consiste no pedido da “mão” da noiva aos pais e a troca das alianças entre vocês. Claro que esse momento pode ficar ainda mais emocionante e marcante com uma troca de votos ou um discurso sobre aquele momento! Por isso compartilhamos aqui informações que compõem um manual da noiva.

Ao final, é hora de brindar! Corte o bolo e brinde com todos os presentes. Lembre-se de deixar alguém encarregado de servir o Champanhe!

A data do casamento também pode ser anunciada neste momento!

No noivado, não fique preso às regras para celebrar esta nova união: o importante é fazer tudo com o amor e tornar este momento inesquecível, afinal, a festa de noivado é um ensaio do que será o Grande Dia! Aproveite a ocasião com quem você mais quer bem e comece a organização do Casamento com o pé direito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.