Mesa Banquete Ou Comunitária — Conheça Dicas e Vantagens!

mesa banquete

Você sabe o que é mesa banquete ou comunitária? Elas se tornaram uma tendência nos últimos anos e um mobiliário super queridinho dos noivos que estão prestes a se casar. Além disso, elas servem para aniversários ou qualquer tipo de comemoração que os anfitriões queiram receber em alto estilo os seus convidados. 

Esse tipo de mesa traz consigo muitas vantagens que podem tornar o seu evento ainda mais especial do que poderia ser. Quer saber como utilizá-las da melhor maneira? Continue lendo esse artigo. 

 

Onde surgiu a mesa banquete ou comunitária?

O uso de mesas banquetes ou comunitárias surgiu na Europa, como uma solução para os casamentos mais intimistas que eram realizados em quintais ou jardins, remetendo aos almoços familiares.

A premissa aqui era simples: os noivos, acompanhados de seus convidados, brindaram juntos ao amor!

Essas celebrações também possuíam uma lista enxuta, justamente pela proximidade e união que o casal gostaria de incentivar.

Vemos muito isso porque nos Estados Unidos e alguns outros países o uso deste tipo de acomodação para os convidados é bastante comum. Ultimamente, as empresas especializadas em festa e decoração de casamentos estão investindo mais nesta sugestão.

 

 Vantagens de usar a mesa banquete no seu evento 

Para quem está planejando um evento, a mesa banquete é uma das opções que mais trazem vantagens, tanto para comodidade quanto para a beleza do ambiente. Mas não para por aí, existem fatores que podem influenciar positivamente no sucesso da sua comemoração, seja ela um matrimônio ou uma festa de aniversário incrível. 

Veja a seguir. 

1. Organização dos convidados

Usando a mesa banquete, é muito mais fácil fazer a organização dos convidados. Isso porque, quando estão todos ou um grupo grande de pessoas sentados juntos, ninguém se sentirá deslocado ou sozinho. 

Você não quer que nenhuma das pessoas que você ama se sinta desconfortável no seu evento, certo? Além de evitar isso, as mesas comunitárias também auxiliam no serviço dos garçons, fazendo que a entrega das comidas seja mais rápida e prática. 

 

2. Mobiliário versátil

Por serem simples, as mesas comunitárias podem ser decoradas para se adaptar a diferentes estilos de casamento.

Elas costumam ser mais frequentes em comemoração com perfil rústico, onde predominam objetos simples, em madeira.

Contudo, nada impede que as mesas comunitárias apareçam também em ambientes sofisticados ou minimalistas.

Independentemente do estilo escolhido pelo casal, os arranjos florais costumam ornar muito bem com esta opção. Afinal, as flores dão um ar de elegância, sofisticação e requinte.

 

3. Facilidade em marcar o local

Uma das vantagens das mesas imperiais é a praticidade e facilidade em marcar os lugares. Mas é preciso marcar bem cada lugar, pois, do contrário, o momento de sentar os convidados pode ser um pouco caótico. 

Opte por colocar nas pontas da mesa grupos de pessoas que já se conhecem, para que o último da mesa não se sinta deslocado.

 

4. Causará impacto nos convidados

Outro ponto positivo é o impacto que causará com os seus convidados. Como o uso das mesas banquetes, aqui no Brasil ainda é raro, as pessoas se surpreenderão com a criativa arrumação. Além disso, a mesa dá um efeito espetacular à decoração. 

A questão não é apenas estética, mas o clima da festa fica mais descontraído e seus convidados acabam interagindo mais entre si, do que apenas restritos às oito ou dez pessoas de suas mesas redondas.

 

Tipos de mesa banquete ou comunitária

Agora que você já conhece a história e as vantagens de utilizar a mesa banquete no seu evento, chegou a hora de descobrir os tipos existentes no mercado e entender qual delas é a mais adequada para o seu tipo de comemoração. 

Veja abaixo:

 

Mesa redonda ou em “s”

A grande vantagem das mesas redondas é que favorecem a interação entre os seus convidados. São perfeitas para casamentos com muitos convidados jovens que querem conversar e se conhecer.

 

Mesa retangular 

As mesas retangulares são perfeitas para casamentos com muitos convidados em espaços relativamente reduzidos. São necessárias menos mesas, então dá para optar por um salão não tão grande como você precisaria para acomodar seus amigos e familiares em mesas redondas.

mesa família para casamento

 

 

Mesa imperial

A mesa imperial é uma mesa retangular de grandes dimensões. Se trata de uma mesa para acomodar um mínimo de 50 convidados. É um tipo apenas usado para grandes banquetes, como casamentos da realeza. São muito chamativas e elegantes e, além disso, este modelo facilita a vida dos garçons deixando mais fácil o acesso e garantindo que tudo saia bem mesmo com tanta gente.

mesa da família para casamento

 

Mesa banquete ou comunitária — Dicas e inspirações!

Chegou o momento de conhecer algumas dicas e inspirações para tornar a mesa banquete ou comunitária ainda mais linda e prática no seu evento. Além de impressionar os seus convidados, você fará com que o seu evento seja mais confortável e descontraído, fazendo com que ninguém esqueça desse dia especial. Veja:

-invista em arranjos florais: as flores são elementos imprescindíveis na decoração de qualquer evento. Para noivos que querem apostar em alegria e delicadeza, por exemplo, os arranjos florais e coloridos são mais indicados, pois chamam toda a atenção para o centro da mesa. E para tornar o ambiente ainda mais sofisticado, vale apostar em velas, rendas e porta-retratos;

 

-misture os estilos de mesas: se você está pensando que os mais velhos podem não ficar tão confortáveis com essa mistura com os mais novos, pode sempre optar por misturar os estilos: mesas imperiais e outras menores, redondas ou quadradas; 

 

-distribua as mesas de maneira correta: a forma de disponibilizar várias mesas comunitárias na festa varia muito. Por exemplo, pode-se reservar uma delas para as pessoas da família, para o grupo de convidados do trabalho ou para outros grupos. Também há pessoas que optam por uma só mesa grande, reservando-a para os noivos, a família e os padrinhos, em caso de casamentos;

 

-para tornar o ambiente das mesas comunitárias mais sofisticado, combine toalhas com um toque acetinado e jogo de pratos refinados

 

Acesse o site do Grupo Bisutti e saiba mais detalhes sobre a solução completa para o seu evento, com tudo do seu jeito, em um único só lugar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.