Manual completo da mesa de doces de festa: fique por dentro de tudo!

mesa de doces

Oferecer aos convidados os melhores doces de festa, na melhor quantidade e qualidade, é um dos nossos maiores cuidados. Por isso, a mesa de doces traz consigo um manual elaborado para que tudo saia nos conformes e agrade todos os paladares.

 

Selecionamos dicas preciosas para a mesa de doces ideal

Quando definimos a mesa de doces, partimos do mesmo princípio da decisão do cardápio do jantar. Queremos agradar todos os convidados na festa, portanto, é importante se preocupar com uma variedade de docinhos que atenda aos mais diversos paladares.

Lembrando que deve haver harmonização de todo o conjunto. Tudo precisa estar equilibrado e transmitindo uma mesma linguagem. Quando falamos em doces, precisamos levar em conta que teremos também as sobremesas que acompanham o jantar: o bolo e o bem-casado.

Visto que teremos três segmentos variados (entre bolo, bem-casados e sobremesas) e ainda a presença da mesa de doces, contemplamos a quantidade de 04 docinhos e 02 bem casados por pessoa.

 

 

E em relação ao sabor?

 É sempre interessante proporcionar aos convidados variedades de chocolate. A grande maioria que vai até a mesa de doces está em busca desse tão amado sabor, seja ao leite, branco, amargo e por aí vai!

Dentro dessa categoria, um enorme leque de opções: trufas, o clássico e adorado brigadeiro, bombons recheados, ganaches, mousses, etc.

Pensando em frutas, outro insumo muito procurado em festa é o damasco, portanto docinhos com damasco e cremes brancos são muito solicitados e sucesso certeiro. Doces com coco, também estão entre os favoritos.

Quando falamos em nozes, nos deparamos com o clássico camafeu, tradicional em eventos. Também estão presentes as variações de castanhas, como amêndoas e avelãs, que normalmente acompanham chocolate.

Agora pensando em um toque mais fresh e cítrico, você ainda pode atender os seus convidados com doces que levam limão siciliano, framboesas, morangos e até maracujá.
Uma boa dica, que não é regra mas pode ser de grande ajuda, é investir em plaquinhas que levam os nomes de cada doce. Super recomendado caso você tenha na sua lista de convidados alguém com restrições a algum ingrediente!

 

Quantidade ideal para preencher a sua mesa

Simulando para um evento de 200 convidados, recomendamos cerca de 800 doces.

Dessa quantidade, 300 nas variedades de chocolates, 150 de nozes, 150 de damasco e/ou coco, 100 de algum sabor cítrico e 100 de algum doce especial. Lógico, o gosto dos noivos, aniversariantes e debutantes sempre será prioridade! Tenha a liberdade de criar o mix que desejar! Lembrando que, além do paladar, é preciso ter um cuidado especial com a apresentação dos doces. Formatos e texturas diferentes podem atrair os olhares dos convidados! 

Fizemos um post sobre como fazer a degustação de todos esses doces e escolher o melhor fornecedor. Veja mais clicando aqui 

Aproveite as dicas, alinhe as recomendações ao que pretende para o seu evento e bom apetite! Os doces de festa são deliciosos!