Dia de Santo Antônio!

Santo Antonio

Qual é o dia de Santo Antônio?

Padroeiro dos casamentos e muito conhecido por dar aquela forcinha à quem deseja encontrar um amor, o dia de Santo Antônio, um dos mais populares santos do Brasil, é celebrado em  13 de Junho.

Neste dia, muitas igrejas distribuem pão aos fieis como um ato para relembrar a ação de Santo Antônio por distribuir e compartilhar seus bens com os outros. Além disso, muitas simpatias foram sendo criadas e são muito comuns até hoje. Desde colocar o Santo Antônio de cabeça virada para baixo em um copo com água, até as mais variadas formas de deixá-lo de “castigo” até que o tão sonhado dia do casamento se realize.

Uma coisa que algumas pessoas fazem até hoje é guardar uma parte do pão de Santo Antônio dentro de um pote de arroz ou feijão, para que sempre haja fartura e abundância em casa.

Você já deve ter ouvido uma ou outra superstição a respeito desse tão famoso santo. Seja uma amiga que já fez uma simpatia e conseguiu logo depois encontrar uma pessoa que era exatamente o que ela esperava encontrar. Ou um parente ou avó que já contou como eram feitas as simpatias que os mais velhos à ensinaram.

Não é apenas uma superstição, mas um símbolo muito forte e relacionado ao casamento e a união de casais há séculos. E por isso o interesse por esse Santo é algo presente, tanto na vida das pessoas que estão prestes a se casar, quanto para outras que estão em busca da sua alma gêmea ou companheiro(a).

Muitas vezes pessoas solteiras também se identificam muito com Santo Antônio, pois estão em busca de um relacionamento instável ou buscam relacionamentos melhores do que os que tiveram anteriormente.

E você sabe por que a imagem deste Santo ficou tão atrelada aos casamentos?

 

 

Com nome de batismo Fernando Bulhões, Santo Antônio viveu a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália (inclusive, hoje há uma igreja em sua homenagem na cidade). Apesar de nunca ter pregado em seus sermões palavras sobre relacionamentos e/ou casamentos, ele ficou conhecido por ajudar as mulheres solteiras a encontrarem um marido devido à ajuda financeira que dava a moças humildes, já que naquela época as noivas precisavam de um enxoval e um dote para conseguirem concretizar seus casamentos.

Então, já que este Santo é tão famoso e conhecido pelos seus milagres, que tal se ele também pudesse participar do seu casamento?

SANTO ANTÔNIO E AS CERIMÔNIAS DE CASAMENTO

Com muitas devoções e simpatias, esse santo é sempre lembrado por seu poder de atrair pessoas amadas e casamentos. E nos casamentos, aliás, ele vem se tornando personagem cada vez mais cativo: hoje em dia, as noivas mais modernas estão dispensando os tradicionais buquês e optando por jogar Mini Santo Antônios para suas queridas amigas! Que tal? Se dizem que o que vale é a intenção, com certeza o resultado será positivo e muito divertido!

E não é apenas no Buquê que esse santo se faz presente: hoje em dia, muitas noivinhas vêm escolhendo enfeitar seus Bem-Casados com pequenas medalhinhas deste padroeiro das uniões. Um gesto sutil e carregado de amor! Mesmo nos pequenos detalhes você pode prestar homenagens a esse santo, não só para agradecer pelo seu amor como também para desejar que seus convidados também tenham a mesma sorte que você! Não é o máximo?

lembrancinhas_bolo_de_santo_antonio

Além disso, muitas noivas optam por convidar o Santo Antônio para seu casamento de outras formas, como colocar uma oração na bainha do vestido para que ele proteja e abençoe a união do casal.

Essa é uma forma bem criativa, principalmente para as noivas que ficarão com seus vestidos de noiva como lembrança ou para passar adiante. Ou, uma maneira de manter essa ideia é colocar a oração escrita em um bordado a parte e presa por alfinetes ao vestido, evitando assim que faça algo permanente em uma peça que talvez seja devolvido, quando é o caso de locação.

Independente de como seja a sua escolha para convidar Santo Antônio para seu casamento é saber que toda a decoração do evento pode conter uma pequena lembrança e da benção dele. Isso vai depender do gosto, estilo e da fé de cada pessoa. Mas, com certeza uma festa abençoada e cheia de mimos e lindas decoração são o charme perfeito para um cerimônia de sucesso!

ORAÇÃO À SANTO ANTÔNIO

E para finalizar, selecionamos uma oração à Santo Antônio para nossas queridas noivas que ainda sonham com o Grande Dia:

“Santo Antonio, eu sei que o casamento é uma vocação abençoada por Deus. É o sacramento do amor, comparado ao amor que Cristo tem para com a Igreja.
Eu me sinto chamada para o casamento: por isto, Santo Antonio, ajuda-me a encontrar um namorado bom, amável, sério e sincero, que tenha os mesmos sentimentos de afeto que eu sinto. Faze que nos completemos um ao outro e formemos uma união abençoada por Deus, para que nós dois, juntos, sejamos capazes de vencer possíveis problemas familiares e conservemos sempre vivo o nosso amor, para que nunca falte a compreensão e a harmonia familiar.
Santo Antonio, abençoa-nos a mim e a meu namorado; acompanha-nos até o altar e conserva-nos unidos pelo resto da nossa vida.
Santo Antonio, rogai por nós.”

E você, o que acha da ideia de ter o Santo Antônio como detalhes e lembranças da sua união?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.