Decoração Clássica — inspirações para você!

cerimônia clássica

A decoração clássica é uma das mais requisitadas por pessoas que gostam de uma proposta que seja sinônimo de beleza e nobreza. 

O universo da decoração é rico em possibilidades. E encontrar a melhor linha visual para seu evento pode ser um verdadeiro desafio com tantas opções interessantes disponíveis. 

A boa notícia é que você pode conhecer um pouco mais sobre as diferentes linhas de estilo, antes de escolher a que mais se encaixa com seu perfil. Assim vai fazer a escolha ideal com muito mais certeza.

Neste artigo, você vai entender mais sobre a opção clássica, seus detalhes e elementos principais. Com esta leitura, você conseguirá ter uma visão geral se esta é a melhor proposta para o seu evento.

 

Como surgiu a decoração clássica?

Com seu surgimento na antiguidade, a decoração clássica teve seus primeiros traços formados em ambientes que remetiam ao esmero e à distinção, já que as famílias nobres investiam na construção de suas casas por anos, com todo cuidado para que fossem não só um lar, mas uma demonstração de poder em suas cidades. 

Já na ornamentação interna, havia a preocupação com detalhes que pudessem traduzir o sucesso dos negócios da família e, ao mesmo tempo, que trouxessem um aspecto aconchegante para a casa. 

Antigamente, a riqueza remetia diretamente à beleza, mas, com o passar dos anos, muito foi modificado. Afinal, o conceito do que é belo foi transformado em relação às propostas visuais e aos estilos que começaram a se mesclar com o passar dos anos. 

Dessa maneira, a decoração clássica deixou de ser apenas algo antigo e fixo no passado para ganhar composições mais plurais e contemporâneas.

 

O clássico é atemporal?

Há quem pense que o estilo clássico remete somente a um visual retrô, com toques não apenas tradicionais, mas com um aspecto um pouco antigo. Porém, quando o assunto é decoração clássica, o visual proposto é, na verdade, ligado ao tradicional que não fica velho com o tempo. 

Se você quer que seu evento seja elegante e com um aspecto agradável e atemporal, acabou de encontrar a melhor escolha. 

Imagine só a alegria que vai ser poder registrar o momento especial da sua festa ou evento com fotos e vídeos para, anos depois, conferir as lembranças e ter a sensação de que a decoração não era datada, ou seja, que contava com um visual sofisticado e versátil, não apenas para a época do evento em questão.

casamento clássico

 

Quais as principais características da decoração clássica?

Quando pensamos em decoração clássica, um dos primeiros pontos que vêm à mente é a escolha de elementos e itens sofisticados, pois a elegância é a principal característica desse estilo. 

Você pode notar os detalhes não apenas em objetos, mas também na arquitetura do ambiente, na mobília, nas cores dos itens decorativos, flores, entre outros detalhes. 

Vamos nos aprofundar nesses aspectos nos próximos tópicos, assim você vai conseguir entender melhor a proposta clássica e suas nuances.

 

Cores e tons do estilo clássico

Cores e variações de tons fazem uma verdadeira mágica acontecer! Discretamente e com foco em detalhes, tornar os ambientes coloridos na proposta adequada

a cada estilo tem o poder de levar vida aos ambientes e mudar a energia de todo evento.

Na decoração clássica, os tons principais são verde — em uma tonalidade um pouco mais fechada, presente nas folhagens e em alguns outros ornamentos — e branco, sendo esta última uma cor uma tonalidade que remete diretamente à nobreza.

 

Alguns outros tons podem ser acrescentados à paleta de cores para ajudar na construção de um ambiente que traduza os sentimentos do que o momento realmente significa para os donos e organizadores do evento. Sendo assim, é possível montar uma decoração clássica e ainda assim deixá-la a sua cara!

 

Flores do estilo clássico

Citamos primeiro as cores marcantes dessa linha visual porque ficará mais fácil de você escolher flores nas tonalidades propostas.

Como sugestão para tornar o momento mais especial e com uma elegância que não sai de moda, boas sugestões são: lírios, rosas, cravo, orquídeas e gérberas. Caso você queira um visual mais elegante ainda, o que acha de apostar nas tulipas? Elas são elegantes e contam com um significado marcante: o do amor perfeito.

casamento clássico

 

Iluminação do estilo clássico

Quanto mais fria — com cor mais forte e branca — for a iluminação, mais moderno o ambiente fica. Portanto, a sugestão é que você opte por uma iluminação mais aconchegante e tradicional, com tonalidade quente. 

A dica para não deixar o visual cansativo é encontrar o equilíbrio certo para cada ambiente (o que também dependerá das demais escolhas visuais da festa).

Além das cores das luzes, é importante pensar nos elementos, pois os lustres são itens essenciais da decoração clássica, em especial os que são de cristal, conferindo um visual ainda mais clássico, tradicional, chique e completamente atemporal!

 

Como definir todos os detalhes?

Para fazer uma boa escolha, você precisa passar pelas etapas de inspiração, pesquisa, busca por referências e por materiais, além da produção em si. Ter um painel rico em referências e passos bem definidos do que será feito é essencial para que um evento fique lindo.

Com o objetivo de que todo o processo de organização seja mais prático, você pode contar com uma ajuda especializada, que vai deixar tudo mais mais leve e simples de ser resolvido. Sabemos que organizar um evento envolve muitos detalhes e que um olhar de quem entende do assunto pode fazer toda a diferença. 

No Grupo Bisutti, você pode contar com a experiência da Mariana Bassi, nossa decoradora especialista em arranjos de flores e projetos cenográficos, com atuação de mais de uma década no ramo. 

Assim, você terá muito mais tranquilidade e segurança para deixar com que uma profissional renomada organize a decoração do seu evento junto de uma equipe própria. Será criado os arranjos florais desse momento tão especial e único.

 

A decoração clássica combina com o seu evento?

Antes de oficializar a sua escolha, tenha certeza de que a decoração clássica é a melhor opção para o seu evento. Para isso, nossa sugestão é que você considere:

seu gosto pessoal — você se sente bem com uma decoração elegante e chique, que equilibra o tradicional e o moderno, tornando-se atemporal? Ou prefere um tipo de visual mais específico e direcionado a apenas uma linha visual? (como uma proposta mais boho ou até mesmo completamente moderna e minimalista), as características do estilo e a proposta de cada detalhe da decoração — de acordo com o que citamos sobre os principais itens que constroem o estilo clássico, você acha que se sentiria confortável e que combina com o objetivo do evento?

 

Próximo passo para ter um evento com decoração clássica

Agora é com você, que pode continuar buscando mais inspirações para sua festa ou pode dar o próximo passo em busca da realização deste sonho.

Para conhecer mais sobre outras possibilidades visuais, acesse o blog do Grupo Bisutti e fique por dentro das tendências e do que há de mais novo no ramo de eventos e festas.

Caso você queira ir para a etapa seguinte, entre em contato com a gente. Será um privilégio poder dar todo o suporte que você merece para realizar o seu evento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.