Curso de Noivos: O que é e como funciona

curso de noivos

O que é o curso de noivados?

Os casais que casam na igreja católica, certamente ouviram falar sobre o “Curso de Noivos” ou “Curso de Casamento”.

O curso de noivos, diferentemente do que muitos pensam, não costuma ser sobre um conjunto de regras de como se portar durante a Cerimônia de Casamento na igreja!

Quem decide se casar na igreja católica, deve obedecer a uma série de regras pré-estabelecidas pela doutrina religiosa que segue aquela paróquia. Para os católicos, uma exigência é o Curso de Noivos, afinal, segundo a religião, o matrimônio é o sétimo sacramento e extremamente importante.

É como se a igreja pedisse aos noivos que se amem e se respeitem da mesma maneira que Cristo Amou e respeitou sua Igreja. Por isso, mesmo que o casal se divorcie futuramente perante a lei, para Deus o matrimônio é indissolúvel.

Mesas e cadeiras decorando o espaço junto com flores e decorações de luminárias. Ao fundo um painel digital com o logo Chez Bisutti Club Med

É obrigatório?

Apenas em algumas igrejas Católicas. Se você segue outra religião ou pretende ter uma cerimônia anglicana, não precisa fazer. No entanto, é importante participar do curso para ter uma visão diferenciada sobre família, propósitos e realizações! Caso queira casar na igreja, converse com o responsável do local para saber todos os detalhes sobre o curso.

O que você vai aprender no Curso de Noivos?

Inicialmente, o curso apareceu como uma exigência católica para noivos que desejam casar na igreja, mas acabou abrangendo para outras religiões também. Por conta disso, os tópicos abordados mudam de acordo com o local que o realiza.

Nesse curso, o casal vai debater a aprender diversos temas recorrentes da vida a dois, como finanças, família, união, companheirismo, filhos, entre outros. Os noivos devem aprender a resolver os problemas cotidianos. Isso segundo o que foi ensinado pela doutrina católica, e enxergar novas possibilidades conforme o que foi ensinado.

O Curso de Noivos é ministrado por Padres e Sacerdotes com o intuito de ressaltar o amor que existe entre o casal. Mas o objetivo maior  é mostrar o quão importante é a decisão do casamento perante Deus. Assim também como a importância da criação de uma nova família.

Dos ensinamentos aprendidos, com certeza os casais vão levar para o resto da vida. O curso trata muito sobre respeito ao próximo e sobre as responsabilidades da vida conjugal.

Além disso, usam o tempo do curso para planejar o andamento da cerimônia.

Quando devemos fazer?

Essa é uma das perguntas mais comuns entre os noivos que estão se preparando para o Casamento, pois além de estarem ansiosos, são muitos os compromissos que eles têm nessa época e é necessário conciliar as datas de reuniões e organizações do grande dia.

Para definir quando fazer o curso, é essencial pensar quando acontecerá a cerimônia, pois, apesar dos ensinamentos serem algo para a vida inteira, o certificado possui validade de aproximadamente 6 meses e, após esse tempo, é necessário renová-lo.

Não deixe para a última hora! Os cursos precisam ser agendados e, dependendo da igreja, o certificado é um dos requisitos para o casamento.

Quanto tempo dura?

Tudo depende do local que você escolher, mas normalmente é de aproximadamente 02 a 04 dias. Mas há igrejas que dividem esse tempo para não ficar cansativo, como dois sábados ou quatro sábados em esquema de meio período cada um.

Aproveitem essa fase, curtam cada minuto juntos e invistam nesse momento para se unirem ainda mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.