Como realizar um Casamento Ecumênico

cerimônia ecumênica

 

O Casamento Ecumênico é uma ótima saída para casais que possuem religiões diferentes, pois essa cerimônia reúne cultos de duas religiões em uma mesma celebração para que o grande dia seja inesquecível. É uma opção também para casais que não são religiosos ou não desejam uma cerimônia religiosa!

Apesar de ser super comum, essa união pode passar por alguns desafios, como por exemplo, onde celebrar? Quem irá celebrar? Vamos fazer algum ritual? Entre outras questões. Pensando nisso, confira o post e fique atenta as nossas dicas!

 

A escolha do local

O local do Casamento tem que atender as crenças de ambos. Portanto, uma ótima dica é que tanto a cerimônia quanto a festa sejam realizadas em um Espaço para Eventos. Dessa forma, os noivos estarão celebrando essa linda união da forma que desejam. Todos os nossos espaços proporcionam uma incrível cerimônia no local para tornar esse sonho realidade.

Mais do que oferecer o espaço para casamento, nós simplificamos a vida do casal, oferecendo uma solução completa, que inclui gastronomia, com várias opções de menu e bar, decoração floral, cenografia e mobiliário totalmente personalizáveis. Entre as nossas Casas e Villas, cada uma possui sua atmosfera, característica e capacidade que, certamente, atende a sua necessidade.

 

A celebração

O ideal é procurar um celebrante especializado em Cultos Ecumênicos para que esse momento seja do jeito que os noivos sonharam. Ou, até mesmo escolher uma pessoa especial para realizar essa linda cerimônia!

É importante, antes do grande dia, conversar bastante com os celebrantes para que as semelhanças entre as duas religiões tenham uma ênfase maior do que as diferenças. Nós temos parceiros que realizam esse tipo de cerimônia: Casamento Ecumênico, Sidney Botelho e Ricardo Rehder.

E por ser uma cerimônia diferente é importante que quem celebre a união do casal seja um profissional qualificado e experiente para que as palavras e a condução do evento seja feito com carinho, atenção e baseado nos votos e nas crenças do casal, ou seja, o que realmente faz sentido para os dois e que tonará o evento em algo realmente significativo e memorável.

 

Cerimônias lindas e originais

Muitos casais que possuem religiões diferentes adotam a realização de diferentes tipos de cerimônias. Cada uma delas com um atrativo diferente, mas com um único propósito: unir duas pessoas que se amam. Entre elas estão:

Cerimônia de areia

Um ritual super emocionante em que, com a orientação do celebrante, a noiva e o noivo despejam juntos um frasco de areia colorida em um único vaso, representando a união indissolúvel do casal. Cada cor representa algo, como a pureza, a esperança e a lealdade. O intuito é que o amor do casal seja como essas areias, que uma vez juntas, jamais serão separadas. E o mais interessante é que os noivos podem levar o frasco para casa para lembrar do dia mais importante de suas vidas.

cerimônia das areias

cerimônia das areias

 

Cerimônia das taças

Duas taças com vinho ou suco ficam disponíveis para que o casal possa beber: uma com um líquido amargo e outra com um líquido doce. A primeira representa as dificuldades enfrentadas e superadas pelos noivos na vida a dois, e a segunda simboliza as bênçãos, alegrias e frutos da relação de amor. O intuito é mostrar que a vida do casal nunca será apenas doce e nunca será apenas amarga. Mas que no fim, o que mais importa é o amor e a história que os noivos construíram juntos. Uma simbologia muito linda, não acha?

 

Cerimônia da rosa

Este talvez seja o formato mais simples e simbólico que existe para casar de uma forma inusitada e original. Caso os casais não queiram a tradicional cerimônia com esses dizeres “Eu te recebo como legítimo esposo e prometo ser fiel…” uma ótima opção é a cerimônia da rosa. Com a flor, os noivos juram amor eterno e em todo aniversário de Casamento o marido deve dar uma rosa para a mulher para que eles possam lembrar desse dia tão especial.

Assim como os pajens são encarregados de levar as alianças, eles também podem levar ao altar a rosa. Uma forma original e emocionante de marcar a cerimônia!

 O Casamento Ecumênico realiza todas essas cerimônias para emocionar a todos e tornar esse momento único! E você, com qual mais você e seu amor se identificaram?

Seja como for, independente da escolha, o mais importante é o significado que a celebração terá para o casal. Por isso, antes de decidir qual o tipo de cerimônia será feita, lembrem-se que o símbolo da união, do amor e da cumplicidade são de fato as bases para um evento de real sentido e importância.

Comente abaixo se este tipo de evento faz sentido para vocês. E se tiverem outras dúvidas, podem entrar em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.