Como Fazer Os Votos Para Casamento? Se Declare Para O Amor Da Sua Vida

votos de casamento

Se você fosse escrever uma declaração de amor para a pessoa que você irá se casar, como ela seria? Como você se expressaria em palavras? Teria letras de músicas, trechos de poemas ou algo totalmente elaborado por você? Diante disso, se você não sabe como fazer os votos para casamento, nós iremos te ajudar!

Se você está prestes a se casar e não sabe por onde começar a escrever os seus votos, não se sinta culpado, essa é uma dificuldade de muitas pessoas que não sabem colocar em palavras aquilo que sentem ou simplesmente não tem criatividade para escrever algo a altura daquela pessoa com quem ela pretende passar o resto de sua vida.

Continue lendo este artigo e descubra como fazer os votos para casamento e impressionar o seu amado(a).

Origem dos votos de casamento — Conheça a história desse hábito das cerimônias

Você sabia que os votos para casamento surgiram em 1542, na Inglaterra? É isso mesmo! Naquela época, a igreja escrevia e oferecia algumas opções de votos para os noivos repetirem na cerimônia.

Neles, eram destacados a fidelidade, respeito, honra, aquele famoso “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença”, e o companheirismo e amor que selava aquela união.

Seja em qualquer estilo de casamento, desde os mais tradicionais até aqueles criativos e modernos, os votos para casamento são muito bem-vindos. O importante é que eles sejam escritos e pronunciados com muito amor e verdade, demonstrando todo o seu sentimento pela outra pessoa.

No entanto, existem alguns modelos que você pode inspirar e alguns cuidados que precisam ser tomados antes de escrever os seus votos.

Saiba mais!

6 dicas para não errar nos seus votos para casamento

Se você está inseguro para escrever os seus votos para casamento e também não quer errar e acabar deixando esse momento um pouco constrangedor, é essencial que você tome alguns cuidados.

Claro, não vai ser um simples voto que vai estragar com o seu grande dia, mas para evitar que algum detalhe não saia como você planejou, os votos para casamento também precisam entrar no seu planejamento.

É para isso que você está lendo este artigo, certo? Então, veja a seguir algumas dicas que devem ser seguidas para não errar nos seus votos.

votos para casamento

 

1. Evite escrever muito

Ninguém quer ficar horas ouvindo outra pessoa falando, ainda mais em um momento em que todos aguardam pela festa, não é mesmo?

Por mais que seja uma tradição muito linda e de muita felicidade para o casal, é fundamental que os noivos tenham em mente que os convidados esperam ansiosamente pelo momento da comemoração.

Diante disso, é importante que os seus votos tenham o tempo necessário para ser recitado, ou seja, não precisa falar correndo, mas também fique mais por mais de 10 minutos falando.

Ser sucinto, direto e dizer as palavras com clareza é essencial para não cansar os convidados, impressionar o seu amado(a) e celebrar este momento da melhor maneira.

O ideal é que cada um dos noivos tenha um tempo máximo de três minutos para a declaração dos votos.

2. Seja autêntico

Esqueça aquela história de copiar e colar os votos para casamento que você viu e gostou. Ser autêntico neste momento, é fundamental para transparecer verdade e dedicação na hora de se declarar para a pessoa amada.

Todos nós temos histórias de amor e de vida diferentes, que mostram o quanto valeu a pena estarem juntos e compartilharem aquele momento de união. Por isso, copiar as palavras de outra pessoa, poderá demonstrar desleixo e falta de preocupação com o seu companheiro(a).

Claro, existem aqueles votos que servem como inspiração — que também vão aparecer neste artigo — mas que não podem ser totalmente levados ao pé da letra. Crie o seu voto de casamento, se baseando em trechos que você gostou, porém na sua própria versão.

3. Leve os votos por escrito

Você não quer ter um branco na hora de se declarar para o amor da sua vida, não é mesmo? Para que isso não aconteça, é muito importante que você leve os votos por escrito, seja com a sua própria letra ou impresso.

Por ser um momento de muita emoção, os votos para casamento podem vir acompanhados de muito nervosismo, risadas e choros, aumentando ainda mais as chances de esquecimento.

Por isso, é essencial que ele seja escrito, para evitar possíveis constrangimentos ou confusões na hora de se declarar.

votos de casamento

 

4. Escreva palavras que sejam sinceras e do coração

Sabe aquele sentimento de gratidão, amor e felicidade que você sente pela pessoa que está ao seu lado? É no momento do casamento, durante os votos que você poderá demonstrar de maneira sincera.

Não hesite em demonstrar toda a emoção que está guardando para esse dia. Essa é a ocasião ideal para mostrar para a outra pessoa o quanto ela é importante para sua vida e o quanto você quer passar o todos os dias compartilhando a vida com ela.

Com isso, o momento será ainda mais bonito, agradável e transparente, mostrando toda a emoção também para os convidados.

votos de casamento

 

5. Use músicas, poemas e citações

Sabe aquela música que marcou todo o seu relacionamento? Aquela que você ouve e a primeira pessoa que lembra é aquela que estará ao seu lado no altar ou, ainda, aquele poema que você recitou para o amado(a) no dia do pedido de casamento? Tudo isso pode se tornar parte dos seus votos.

Além de tornar o texto ainda mais bonito e emocionante, ele pode ser uma alternativa para quem não tem tanta criatividade para escrever um voto muito elaborado. Inclusive, as letras de músicas, durante os votos, podem ser cantadas, seja por você mesmo ou pelos músicos.

Com certeza, o seu parceiro irá amar essa ideia e todos os convidados ficarão impressionados com esse voto.

 

 

6. Pense na estrutura do texto

A última dica e não menos importante, é pensar na estrutura do texto, ou seja, como ele será escrito e falado durante a cerimônia.

O primeiro passo é entender que este texto não precisa ser formal e nem ter todas as regras gramaticais da língua portuguesa. É de extrema importância que ele seja composto por palavras simples e da maneira que você costuma falar.

Além disso, fale sempre na primeira pessoa, ou seja, se referindo sempre a outra pessoa, pelo nome ou apelidos que vocês normalmente usam.

 

 

Textos inspiradores para os seus votos para casamento

Agora que você já sabe mais sobre os votos para casamento e descobriu algumas dicas para não errar na hora de escrever o seu, chegou a hora a de conhecer alguns textos inspiradores que podem fazer parte da sua declaração de amor.

Mas, lembre-se: nada de copiar e colar nos seus votos. Uma das dicas para ter um texto incrível é ser autêntico e escrever palavras verdadeiras que venham do coração. Então, use esses textos para complementar os seus votos e deixá-lo ainda mais encantador.

Inclusive, o Grupo Bisutti, possui uma parceria de celebrante com a Fernanda Pradella, ela conduz a cerimônia dos noivos, cria textos lindos para o casal e torna esse momento ainda mais especial.

Veja a seguir os textos inspiradores para os seus votos para casamentos:

 

Livro: Pequeno príncipe

“As pessoas veem estrelas de maneiras diferentes. Para aquelas que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para os sábios, elas são problemas. Para o empresário, era ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém, terás estrelas como ninguém nunca as teve…

“Quando olhares o céu à noite eu estarei habitante uma delas, e de lá estarei rindo; então será, para ti, como se todas as estrelas rissem! Dessa forma, tu, e somente tu, terás estrelas que sabem rir.”

 

Eu não existo longe de você — Vinicius De Moraes

“Assim como o oceano, só é belo com luar.
Assim como a canção, só tem razão se se cantar.
Assim como uma nuvem, só acontece se chover.
Assim como o poeta, só é grande se sofrer.
Assim como viver, sem ter amor não é viver.
Não há você sem mim, eu não existo sem você…”

 

Filme: Diário de uma paixão

“Não será fácil. E teremos de nos empenhar a cada dia. Mas quero fazer isso porque te quero. Quero tudo de ti, para sempre, você e eu. Há muitas formas de se querer, sabe? Mas a sua era…total. Um amor puro, incrível, alucinante. Um amor especial como poucos.

O melhor tipo de amor é o que desperta a alma e nos faz procurar mais. Que acende o fogo em nossos corações e nos tranquiliza a mente. Isso é o que você me deu. E o que eu esperava lhe dar para sempre. Te amo.”

 

Promessas

“”Prometo admirar seu jeito de ser, porque é isso que o torna único e maravilhoso. Prometo nutrir seus sonhos, porque através deles sua alma brilha. Prometo ajudá-lo em nossos desafios, pois não há nada que não possamos enfrentar, se ficarmos juntos.

Prometo ser sua parceira em todas as coisas, trabalhando em unidade com você. Finalmente, prometo a você o amor perfeito e a confiança para uma vida. Te amo eternamente!”

 

Filme: Para sempre

Paige: “Me comprometo a ajudá-lo a amar a vida, a sempre abraçá-lo com ternura, e ter a paciência que o amor exige. Para falar quando as palavras forem necessárias, e compartilhar o silêncio quando não for. Para discordar em concordar sobre o bolo. E viver no calor de seu coração. E sempre chamar de lar.”

Leo: “Eu me comprometo a amá-la seriamente, em todas suas formas. Agora e para sempre. Prometo que nunca vou esquecer que esse é um amor para toda a vida. E sempre sabendo na parte mais profunda da minha alma que não importa quais desafios venham nos separar, sempre encontraremos o caminho de volta para o outro.”

 

Série: Friends

Phoebe: “Na minha infância, eu não tive uma mãe e um pai normais, ou uma família normal como todo mundo, e eu sempre soube que algo estava faltando. Mas agora, estando aqui hoje, sei que eu tenho tudo o que preciso… Você é minha família.”

Mike: “Phoebe você é tão linda. Você é tão doce, tão generosa. Você é tão maravilhosamente estranha. Todo dia com você é uma aventura, e eu não posso acreditar no quão sortudo eu sou, e não posso esperar por compartilhar minha vida com você, para sempre.”

 

Filme: Um amor para recordar

“O amor é paciente e benigno, não arde em ciúmes. O amor não se ufana, não se ensoberbece. O amor não é rude, nem egoísta, não se desespera. Não se ressente do mal.

O amor não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Está sempre pronto para perdoar, crer e suportar o que vier. O amor é como o vento não posso ver mas posso sentir…”

Acesse o blog do Grupo Bisutti e saiba sobre o universo dos casamentos e todos os detalhes para quem está planejando o seu grande dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.