Como escrever os seus votos para o casamento?

Votos para casamento

O dia do Casamento é um dos momentos mais marcantes na vida dos noivos. É uma mistura de ansiedade, alegria e euforia. Para deixar esse momento ainda mais emocionante, alguns casais adotam os votos de casamento para eternizar essa data. Foi pensando nisso que convidamos a celebrante Fernanda Pradella para dar uma mãozinha para declarar seus votos para o casamento!

Confira:

 

Comece colocando tuas ideias em um bloco de anotações

Esteja atento aos momentos do seu relacionamento, comece a perceber as trocas de vocês, principalmente na quarentena – se estiverem morando juntinhos, observem cada instante de vocês, músicas que tocam, cenas do dia a dia, fique atento ao teu carinho, teu cuidado ao seu amor e o dele/dela contigo.

 

Estabeleça um prazo

Nada de deixar para o último instante!

Lembre-se: feito é melhor que perfeito! O texto vai parecer nunca estar na versão ideal, mas não se preocupe, o que vale é o que vem de coração!

Se deixar para perto do Casamento, por experiência, aviso: acabará por fazer às pressas e não será a melhor versão, pois a pressão dos últimos dias, além da emoção à flor da pele, não ajuda!

Sem contar que já tive atraso em cerimônia, pois a noiva estava terminando os votos (de várias páginas ao seu amado), convidados com fome, embaixo do sol – ninguém merece!

votos para casamento

 

Seja conciso

Se determine a falar em no máximo 3 minutos (cada um), para assim não ter um disparate: um fala muito e o outro quase nada! Fica bem estranho para quem assiste!

 

Escreva os votos em um ambiente tranquilo

Tome uma taça de vinho, um chá, ou um café quentinho, coloque a playlist de vocês de fundo e mergulhe nessa história!

Vou ajudar você, deixando aqui algumas perguntas gatilhos, que podem facilitar tua inspiração na criação do texto dos votos para o casamento, são elas:

a) quem você se tornou, com essa convivência de tanto tempo, ao lado dessa pessoa?
b) quais razões te fizeram se apaixonar por ela/ele?
c) o que essa pessoa representa na sua vida?
d) como é sua visão de futuro ao lado dessa pessoa?
e) porque você decidiu estar com essa pessoa no altar e viver todas as horas da sua vida?

 

Na hora de escrever o texto, dicas de como pode começar?

a) você se lembra do nosso primeiro encontro? Como não lembrar daquele momento em que nossos olhares se cruzaram pela primeira fez
b) quem diria que chegaríamos até aqui?
c) justo eu que sempre disse que nunca casaria .. aqui estou! (muitas vezes ouço isso) rs.

Ah e por favor, não vá consultar o google com aquela tradicional pergunta: “Como escrever os melhores votos de casamento” e copiar todo o textão que encontrar por ali, além de falso, não imprimi o que está dentro do teu coração, aquela história não é a sua! A pessoa com a qual você está casando não merece isso, se já começa o casamento – sendo falso, não é legal.

Se for se inspirar em poetas, filósofos – aí sim, super apoio, mas por favor, não deixe de fazer os devidos créditos!

Ah, mas Fe, não sou tão criativo(a) assim!
Estou te dando várias dicas aqui, dedique um pouco do seu tempo para isso, priorize seu tempo, se dedique e irá se surpreender com o resultado!

 

Leve impresso

e deixe previamente com a assessora – para que ela possa deixar com o/a Celebrante, antes do início da cerimônia, existem modelos maravilhosos que podem ser impressos, com lindas fitas / design e que ficarão lindos nas fotos!

Se você for usar o celular o momento da leitura, lembre-se de verificar a bateria do mesmo e se for no improviso, respire fundo e deixe o coração dominar! Acredite – vai ser ainda mais lindo!

 

Já estou ouvindo daqui: “Fe, se eu não conseguir, se eu gaguejar, se eu chorar”??
Calma, calma, calma – respira fundo aí!

A única pessoa que não pode vacilar na hora da cerimônia é a celebrante, se você chorar, tremer – te garanto – irá emocionar ainda mais os convidados e de quebra no final ainda será aplaudido (a), estão todos lá para viverem esse momento especial com vocês e não para julgarem / criticarem pelo desempenho no momento dos votos.

Não desista desse momento com medo do crivo alheio, na pior hipótese – escreva e peça para seu celebrante ler pra você (pegue nas mãos do seu amor) e não tire os olhos dele, enquanto ela estiver lendo, assim não perderá nenhuma reação da pessoa amada.

 

 

Aproveite os seus talentos nos votos para o Casamento

Se você toca, canta … encante e vá além – surpreenda mesmo! Mas lembre-se de preparar com antecedência – avise a Assessoria / Coordenação para não ficar na mão com suporte técnico no dia.

Agora uma dica, não por nenhuma questão de viés religioso, mas porque eu acho muito interessante e de verdade, cheio de significado: no Budismo os noivos escrevem os votos juntos e não um para o outro. Nesses votos colocam tudo o que desejam para a vida em comum, pedindo a Buda que os abençoe.

O coração do casamento frente à essa sacralidade da vida é exatamente o instante em que eles dizem um ao outro como eles se comprometem, respondendo questões como essa: “Como irei te apoiar para que seja um ser liberto e completo? ”

Particularmente, não sou muito a favor dos discursos que dizem: “ele(a) é minha cara metade” – acredito que somos seres completos e que SIM, juntos nos tornamos ainda mais completos, então lembrem-se: ninguém precisa da metade da laranja e nem da tampa da panela, os psicólogos, psicanalistas, sempre escrevem e falam muito sobre a importância dessa individualidade – para que não tenhamos relacionamentos tóxicos (de co-dependência) e sim relacionamentos maduros, saudáveis, lembre-se: somos seres livres!

Então, fica essa dica do casamento Budismo, se você quiser imprimir para seu casamento essa ideia, ao invés de prometer individualmente, gerem juntos algo que faça sentido aos dois – na pluralidade e poder do NÓS!

Espero que essas dicas possam te apoiar nesse momento tão especial da sua vida, certamente momento que deixará muita saudade.

Quando chegar o grande dia, lembre-se: respire fundo e se estiver com medo, vá com medo mesmo, depois me escreve e conta como foi, daqui vou estar torcendo por você (claro se não estiver contigo lá no altar) te aplaudindo pelo teu sucesso e felicidade de vocês!

Com carinho, Fe Pradella

“O melhor está por vir!”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *