Chá de Cozinha: dicas para ser um sucesso!

O Casamento é um momento que permeia muitas tradições, antes, durante e depois! E uma das tradições que antecedem o Grande Dia é o Chá de Cozinha: um evento de muita alegria e animação, no qual a noiva se reúne com familiares e amigas queridas  para trocar presentes.

A origem dessa tradição é bem antiga,  da época em que para se casar, as mulheres precisavam de um dote! E então, para ajudar as noivinhas, os amigos se reuniam e compartilhavam presentes!

Os tempos mudaram mas a tradição continua! O Chá de Cozinha se tornou um evento tão querido e importante na preparação do casamento que continua sendo feito pela grande maioria das noivas. Não mais pelas questões financeiras, e sim pelo momento de união e descontração. Confira as nossas dicas para que o seu Chá de Cozinha seja um sucesso!:

Dúvidas frequentes 

Aqui em São Paulo chamamos esse evento de Chá de Cozinha, mas em outros estados ele também é conhecido como Chá de Panela. Uma das principais dúvidas sobre o assunto é: Quanto tempo antes do casamento ele deve ser realizado?

O indicado é que seja feito de um à dois meses antes do Grande Dia. Isso porque se for feito em uma data próxima ao casamento, a Noiva tende a ter muitas preocupações e detalhes para cuidar e mais um evento pode atrapalhar nessa agenda agitada.

Outra questão frequente é: Quem vai organizar e pagar por essa festa? Seguindo a tradição, as madrinhas eram as principais responsáveis por cuidar dos preparativos do Chá de Cozinha, mas isso não é uma regra e depende de cada situação. Se você é a Noiva e sabe que teria muitas exigências e demandas para o evento, não tem problema nenhum ser a organizadora do Chá de Cozinha e cuidar de tudo do seu jeito.

 

brinde madrinhas

Além disso, vale lembrar que a organização completa do evento pode demandar gastos elevados! Pense nisso e nos custos que as suas madrinhas já terão com os seus vestidos e detalhes para o seu casamento, para tomar a sua decisão.

Muitas noivas também contam com a ajuda de familiares para organizar o Chá de Cozinha, pode ser a mãe, a irmã, tia, primas… Normalmente quem cuida dos preparativos do evento fica responsável pelas comidas, bebidas, decoração e brincadeiras. Tudo de acordo com o gosto da Noiva, claro!

 

Preparação

Falando sobre a Decoração, normalmente o Chá de Cozinha possui um tema especifico! Alguns exemplos podem ser: culinária, retrô, boho, baile de máscaras ou até uma cor predominante! Você pode seguir o estilo do seu casamento e buscar inspirações para a sua criatividade tomar conta dessa decisão!

As Brincadeiras desse dia dependem do ambiente que você deseja criar!  Você pode apostar em um evento tradicional com os famosos “Eu Nunca”, “O que você faria se…”ou um super jogo de perguntas gravadas com o noivo, para verificar a “afinidade entre eles”, por exemplo! Mas, caso tenha o risco de suas convidadas não se sentirem tão à vontade nesses jogos, muitas noivas optam por fazerem atrações diferentes. Como aprender a fazer drinks e pratos de comida, ou até só dar boas risadas conversando com as amigas.

Em relação aos Presentes, não é recomendável escolher o que cada convidada deve comprar. O ideal é separar uma lista com opções e cada pessoa escolhe como presenteará a noiva. É interessante que essa lista tenha itens dos mais variados preços, assim todas as convidadas poderão comprar algo que está na lista. Afinal, o Chá de Cozinha gira em torno dessa troca!

Outro ponto que gera dúvidas é sobre as Lembrancinhas. Em um pré evento como esse não é obrigatório dar lembrancinhas, mas uma saída legal para que as convidadas se sintam especiais é fazer caixinhas para que elas possam levar alguns docinhos para casa. Quem não iria amar? Harmonize-as com o tema escolhido para a festa e arrase!

Como convidar

O Convite para o Chá de Cozinha não precisa ser muito elaborado! Com todo o planejamento do casamento e a correria do dia a dia, um convite online pode ser uma ótima solução! Até mesmo ligar para as convidadas e combinar o dia dá super certo!

Uma boa dica para quem pretende realizar o Chá de Cozinha é aproveitar o evento para dar os convites do casamento. Muitas das convidadas estarão presentes e é uma ótima oportunidade para mostrar a importância delas no Grande Dia! Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para que seu Chá de Cozinha seja um sucesso! Divirta-se em cada momento!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.