Buquês: como surgiu a tradição e tendências para 2018!

 

 

Uma das tradições mais queridas do casamento é o Buquê da Noiva! Além de ser parte do look completo, reflete muito sobre a personalidade de quem vai casar e tem até um momento todo dedicado à ele na cerimônia. Nesse post contamos um pouco sobre essa tradição e ainda mostramos dicas da nossa equipe de decoração, que também nos mostrou os Buquês tendências desse ano!

Tradição

A história por trás do uso do Buquê é bem antiga, mas existem várias teorias sobre como ele começou a ser usado em casamentos. Uma delas surgiu na Grécia quando, para afastarem mau olhado e energias negativas da noiva, davam à ela ervas e alho. Assim nada iria interferir na cerimônia e no amor dos noivos.

Ainda na Grécia, era costume escolher flores pelo significado que elas possuíam. Para eles, a “Agapanthus”, flor tradicional daquele local, simbolizava o amor, e por isso, foi uma das primeiras a ser usada em Buquês.

A outra teoria sobre o surgimento dos Buquês em casamentos vem da Idade Média. As Noivas, durante a caminhada até o altar, iam recebendo flores e ervas dos convidados, com o objetivo de espantar maus espíritos e proteger a noiva. Sendo assim o Buquê só ficava pronto quando ela chegava ao altar.

Tendências

Nosso decorador  nos contou sobre as tendências de 2018 para os Buquês.

A tendência Boho Chique continua em alta! “Buquês desestruturados, em tons pastéis, com folhagens, sementes e mistura de flores com formatos e texturas diferentes estão na moda.”

Outra dica foi de evitar flores com cheiros muito fortes, como lírios e angélicas. Mas, novamente, a montagem do buquê varia de acordo com os gostos pessoais de cada noiva e não existem regras para criar a combinação perfeita para você!

O ideal é que o Buquê fique harmonioso com o Look completo da Noiva! E, se precisar de ajuda converse com seu decorador e mostre fotos do seu vestido, ele poderá te ajudar!

 

 

Como escolher seu Buquê

Na maioria das vezes o buquê segue não só o estilo da noiva, mas também o do casamento. Uma das grandes dúvidas é justamente se o buquê deve combinar com a decoração do evento. Nesse caso, vale lembrar que o decor, em grande parte, é composto por arranjos e, por isso, o ideal é que o buquê esteja em harmonia com o resto da decoração, mas sem parecer que a noiva apenas pegou um dos arranjos da mesa, rs!

Para criar esse equilíbrio com o evento, muitas noivas optam por arranjos e flores com tons parecidos com o decor. Além do modelo estar combinando com o casamento, por exemplo: casamentos muito formais com buquês clássicos como o de rosas brancas, ou então casamentos rústicos com buquês mais desestruturados, com folhagens e detalhes em linho.

Curiosidades

Antigamente, nos casamentos, as noivas eram vistas como um imã da sorte e de boas energias, e por isso o costume era que os convidados cortassem pedaços de seu vestido. Pegando assim o que a noiva representa de bom.

Para não acabar com o lindo vestido das Noivas, essa tradição se uniu à de carregar flores. Assim, criou-se uma nova tradição: jogar o Buquê! Esse é um dos momentos mais esperados pelas convidadas, principalmente as solteiras rs! Isso porque acredita-se que, quem pegar o Buquê terá sorte no amor e será a próxima a se casar.

Por fim, separamos mais algumas fotos de Buquês criados pela nossa equipe de decoração para vocês se inspirarem!

Galeria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.