Bolo Decorado — Conheça Todos Os Modelos E Inspire-se!

bolo cenográfico

Você também está no grupo das noivas que amam dicas de bolo decorado, não é mesmo? Esse é um assunto muito buscado pelas mulheres que estão planejando o seu casamento e ainda não sabem qual o tipo, sabor e decoração irá escolher para esse item tão importante na festa.

O universo dos bolos decorados possui uma imensidão de opções, desde as mais tradicionais, ideais para as cerimônias mais clássicas, até aqueles mais modernos, que esbanjam personalidade e estilo.

Diante de tantas alternativas, nós iremos te dar uma ajudinha no momento de decidir qual o bolo decorado que mais combina com o seu grande dia.

Confira uma lista repleta de ideias de bolos e algumas dicas de como identificar qual o modelo é mais adequado para o seu casamento.

Origem do bolo decorado de casamento

Uma coisa que ninguém pode negar é que o bolo decorado é a estrela da festa de casamento, certo? Podemos arriscar a dizer que ele é um item tão aguardado, quanto o vestido da noiva.

Mas, você sabe qual a origem do bolo decorado? Essa é uma história muito interessante e que ilustra exatamente os motivos desse doce ser essencial para uma cerimônia de casamento.

A origem do bolo decorado de casamento surgiu na Roma Antiga, onde os pães eram usados para celebrar a união dos noivos. Feitos de trigo, água e sal, os pães eram amassados sobre a cabeça da noiva e, quanto mais ele esfarelasse, mais sorte e fertilidade o casal teria.

Além disso, esse ato também simbolizava o rompimento da virgindade, o domínio masculino e a fertilidade.

Já na Inglaterra, o costume era empilhar diversos pãezinhos temperados e organizados em uma grande pilha, como se fosse uma croquembouche, uma sobremesa francesa, também conhecida como carolina.

Já os doces em si, só começaram a ser produzidos quando o açúcar se tornou mais popular, pois naquela época, ele era muito caro e ainda não existia o processo de refinação.

Por isso, somente em 1840, a versão clássica — aquele com a cobertura bem branquinha — foi produzido na festa de casamento da Rainha Victoria, com decoração e um tamanho bem grande, transmitindo luxo e riqueza.

Por fim, após esse dia os bolos grandiosos, com coberturas brancas e decorações se tornaram muito comuns e, ainda, passaram a simbolizar a pureza da noiva.

 

Inspirações de bolos decorados — Escolha o que mais combina com o estilo do casamento

Como dito anteriormente, o universo dos bolos decorados traz uma gama enorme de opções que podem acabar confundindo a sua cabeça e fazer com que você fique em dúvida entre tantas alternativas incríveis.

Se você também faz parte do time das noivas indecisas, não se preocupe, pois trouxemos uma lista com diversos tipos de bolos decorados para você escolher com qual se identifica e aquele que mais retrata a personalidade dos noivos.

Veja todas as opções a seguir, mas se prepare, você poderá ficar enlouquecida com tantas possibilidades maravilhosas:

 

Bolo clássico

O bolo clássico, também conhecido como tradicional, é aquele que vemos em filmes de princesas e novelas mais antigas, sabe? Normalmente, ele possui mais de um andar e é bem branquinho, com diversas camadas de pasta americana.

Esse tipo de bolo decorado, é ideal para as noivas mais tradicionais, que gostam de seguir as tradições dos casamentos, mantendo o estilo usado antigamente. Mas, isso não quer dizer que você possa dar uma incrementada e deixar esse bolo com a cara dos noivos, certo?

Além das clássicas flores de açúcar, você poderá inserir elementos texturizados, como a renda ou dar cor para esse bolo, como os tons pastéis ou acrescentar flores de verdade, para dar mais vida.

 

Bolo florido

Quem aí já viu aqueles bolos decorados com flores e ficou apaixonada com tanta delicadeza? É isso que os bolos floridos transmitem em uma cerimônia de casamento.

O que antigamente era incomum, hoje em dia, se tornou uma tendência, não só em casamentos, mas também em festas de aniversários, batizados e formaturas. Os bolos floridos chegaram para ficar e preencheram o coração das noivas com muita alegria e amor.
Podendo conter flores naturais ou artificiais, o seu bolo florido terá muita sofisticação, elegância, mas também proporcionará para sua mesa de doces muita felicidade e energia positiva para o grande dia!

 

Bolo naked Cake

Com certeza você já deve ter ouvido falar do bolo naked cake, certo? Se a resposta for não, eu tenho uma notícia para te dar: você vai se encantar com esse queridinho dos casamentos.

O naked cake se tornou um dos bolos mais cotados em cerimônias menores e com temáticas mais casuais, como mini weddings e estilo boho.

Esse tipo de bolo ficou conhecido por não possuir cobertura, ou seja, a massa e o recheio são aparentes, dando todo o charme e personalidade para a mesa. Além disso, outra característica muito particular do naked cake, são as cores mais vibrantes, tanto na massa, quanto no recheio.

Inclusive, neste caso, também pode abusar das flores, deixando ainda mais com o aspecto de “descontração” para o bolo.

 

Bolo tower cake

O bolo tower cake é um dos mais modernos encontrados no mundo da confeitaria atualmente. Se você já foi em uma cerimônia e se deparou com um bolo mais alto e com diferentes espessuras? Esse é o tower cake.

Além de transmitir muita sofisticação, elegância e requinte, o bolo tower cake foi criado para trazer mais contemporaneidade, pois antes só haviam modelos mais tradicionais, como o clássico branco e os floridos.

Então, para você que gosta de algo mais diferenciado, mas ao mesmo tempo, com muita modernidade e versatilidade, esse tipo de bolo é ideal para você.

Uma dica interessante é investir nos tipos de coberturas, para dar “match” com o estilo da sua decoração.

 

Bolo quadrado

Outro bolo decorado que está entre na lista de inspirações é o modelo quadrado. O bolo quadrado é ideal para os casais que não querem o convencional redondo, mas não querem perder o romantismo e minimalismo dos detalhes.

No entanto, o bolo no formato quadrado também pode ser inserido em uma cerimônia mais moderna, onde a estrela da festa será transmitirá um aspecto mais urbano e despojado.

Inclusive, se engana quem pensa que o bolo quadrado precisa ser feito com apenas uma camadinha acima da outra, retinho. Usem a criatividade! As camadas podem ser colocadas em diagonal em cima das outras, podem estar em bandejas diferentes, podem ter um andar, dois, três, quantos quiserem!

 

Bolo espatulado

O bolo espatulado é outra tendência muito utilizada nos dias de hoje, em diferentes estilos de cerimônia, seja ela moderna, rústica, clássica, romântica ou contemporânea.

Esse nome é dado, pois a técnica utilizada é uma camada fina e delicada cobertura de glacê ou açúcar nas camadas do naked cake.

O bolo espatulado chegou como uma nova opção para os noivos que não querem um bolo totalmente coberto por pasta americana e chantilly, trazendo mais variedade e alternativas de decoração para qualquer tema.

Uma boa dica é usar a paleta de cores da sua festa como elemento decorativo do bolo, trazendo mais harmonia e equilíbrio para todos os itens da cerimônia.

 

Bolo com topo personalizado

Além de todos esses tipos de bolos, uma tendência que surgiu nos últimos anos, foi o topo de bolo personalizado. O que antes eram apenas os bonequinhos do casal feito no material biscuit, hoje são inúmeras as possibilidades de itens para colocar em cima do bolo.

Tudo irá depender do estilo do seu casamento e do seu bolo, além da vontade dos noivos, é claro!

Entre os principais materiais usados para colocar no topo do bolo estão:

  • biscuit;
  • plástico;
  • acrílico;
  • metal
  • cobre;
  • madeira;
  • entre outros.

Inclusive, é importante pensar também na representatividade que aquele topo irá transmitir para os convidados, podendo ser:

  • frases, como “enfim casados”
  • nome dos noivos;
  • os famoso “noivinhos”
  • detalhes que representam o casamento, como animais e flores;
  • entre outros.

 

Como escolher o meu bolo decorado de casamento?

Agora que você já conhece as principais inspirações de bolos decorados e suas características para facilitar na sua escolha do que mais combina com o seu casamento, iremos te dar dicas de como escolher o seu bolo decorado.

Veja a seguir um passo a passo que irá ser um divisor de águas para você bater o martelo e identificar qual o bolo decorado é mais a cara dos noivos:

 

Decoração

O primeiro passo para decidir qual será o seu bolo de casamento, é pensar na decoração da sua festa. É de extrema importância que o seu bolo esteja em harmonia com os itens decorativos da cerimônia.

Além disso, mesmo que o bolo e a decoração sejam uma tendência nos últimos tempos, é fundamental que eles estejam atrelados com a personalidade dos noivos, para tudo sair como sempre sonharam.

 

Formato

A segunda etapa é definir qual será o formato do bolo, ou seja, se ele será redondo, quadrado, em formato de torre ou naked cake.

Decidir o formato do bolo também precisa coincidir com o estilo da festa e as características particulares dos noivos, podendo ser moderno, clássico, romântico, etc.

 

Detalhes

Para finalizar, todos os detalhes do bolo são de extrema importância para fechar com chave de ouro a escolha do bolo decorado perfeito para o seu casamento.

Você poderá optar pelas cores, se terá flores, texturas, decorações geométricas, topos, entre outros. Mas, lembre-se: opte por aquele que mais harmonize com a personalidade da sua festa.

 

Como calcular a quantidade de bolo para os convidados?

Uma última dica para te ajudar a entregar o melhor bolo e a quantia certa para cada convidado, é sabendo calcular quantas gramas de bolo será oferecida para todas as pessoas presentes neste momento tão especial.

Sendo assim, de acordo com especialistas em cerimônias de casamento, para uma festa com a maioria das pessoas adultas, o cálculo deve ser:

100g por pessoa (bolo com uma camada de recheio) ou 150g de bolo por pessoa se este tiver duas camadas de recheio. Sempre, ao final do cálculo some mais 500g, para garantir se alguém quiser mais uma fatia.

Outra forma de cálculo é por número de fatias do bolo, sendo:

encomende um bolo com 100 fatias, para uma festa com 200 pessoas, pois as fatias são calculadas para ter 100g, mas quando servidas devem ter 60g ou no máximo 70g. Então o bolo de casamento de 100 fatias, servirá entre uns 160 convidados, o que é mais do que o suficiente.

Quer saber mais sobre o universo dos casamentos? Acesse o blog do Grupo Bisutti e encontre mais posts!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.