O que é um Bar e Bat Mitzvá?

Bar e Bat Mitzvá significado

São ritos que marcam uma transição na cultura judaica! É o momento em que eles passam a responder sobre os seus atos conscientemente. Quer saber mais sobre eles?

Diversas culturas pelo mundo afora celebram a maturidade atingida pelas crianças, quando conhecem as responsabilidades do mundo adulto e se tornam responsáveis por seus atos. Para os judeus, esse processo ganha o nome de “Bar ou Bat Mitzvá” (que significa ‘filho do novo mandamento’) e acontece na época em que começa a puberdade. O Bar refere-se aos meninos e o Bat às meninas.

Os meninos celebram esse momento quando completam 13 anos e as meninas um ano antes, aos seus 12 anos de idade, já que comumente, amadurecem emocional e fisicamente anterior à eles e, então, estão prontas para ingressar no mundo das responsabilidades adultas.

É nessa auspiciosa época que os jovens da cultura judaica aprendem a direcionar as suas energias para bons pensamentos e atitudes, assim como a zelar mais pelo próximo do que por si. É uma época para refletir suas condutas e suas individualidades perante a sociedade, visando fazer o melhor, sempre, pelo bem de todos.

Durante o bar ou bat mitzvá, é firmado o pacto de obedecer aos mandamentos da Torá, que é o livro sagrado dos judeus.  A cerimônia religiosa normalmente ocorre na Sinagoga, direcionada pelo Rabino. Os homens, em sinal de respeito, usam a kippá, que é um pequeno chapéu utilizado em respeito  a D’us. Abaixo da kippá, estão os seres humanos de igual para igual. Acima dela,  o D’us maior. Nessa cerimônia o bar-mitzvá lê trechos da Torá, para demonstrar usa sabedoria e o grau de conhecimento da religião.

A Villa Bisutti já foi cenário de diversos Bar e Bat-Mitzvás, sempre celebrados com muita alegria e devoção de todos os convidados!  Na festa, o cerimonial envolve a entrada dos pais do bat ou bar mitzvá, acompanhado dos irmãos ao som de música judaica ou de sua preferência. Neste momento grandioso, é feita uma homenagem a todos que auxiliaram o bat ou bar mitzvá a adquirir conhecimento.

O garoto ou garota vão até o meio da pista, cortam um pedaço do pão e do vinho kosher, tradicionais do judaísmo. Após distribuir o pão aos seus familiares, os jovens que recém completaram seus aniversários convidam a todos os amigos a acenderem as 13 (ou 12, no caso das meninas) velas que simbolizam cada ano de vida completado.

O Bar Mitzvá tem origem de aproximadamente 2 mil anos. Já o Bat Mitzvá ainda é recente, com os primeiros relatos datados em 1900, quando a religião judaica passou a permitir a iniciação religiosa também às mulheres.

Em ambos os rituais, a beleza do evento está na aproximação de D’us, assim como um filho se aproxima dos pais! Seja como for, é sempre um enorme prazer para nós da Villa Bisutti estar presente neste momento tão marcante na vida de um judeu! Mazel tov!

_MG_0362

Uma fato interessante, no caso do Bat Mitzvah é que, mesmo se haja a celebração aos 12 anos, é dado o início do ciclo de responsabilidade perante seus atos e a comunidade judaica. Como esta tradição é muito recente para as meninas, muitas pessoas podem pensar que a celebração é que gera o marco de início da nova fase adulta, mas na verdade é a passagem de uma idade para outra que começa uma nova jornada.

Um outro fato importante sobre esse tipo de celebração é que, diferente das outras tradições como casamentos, aniversários ou outras datas comemorativos, este é preparado com muita antecedência. No caso das jovens, elas se preparam 10 anos antes da celebração, onde recebem toda a formação espiritual, de conhecimentos sobre a Torá, sociologia, antropologia e outras ciências relacionadas a sociedade e a formação do indivíduo. Além disso, conhecimentos sobre a Kashrut (regras da alimentação Kosher), o Shabat e também dos Mitzvahs.

No caso dos meninos, uma das coisas importantes que ocorrem na celebração e que o acompanharão para o resto da vida é o recebimento de seu Tefilin (tiras de couro de animal kasher) e o Talit (manto de oração que separa o homem do mundo físico e o liga ao mundo espiritual), que serão usados sempre em momentos especiais e de oração.

Há muitos detalhes nessa celebração que a tornam tão especial e linda. Por isso, é um dia de muita alegria, animação e com motivos de sobra para ser realizado em um local tão especial quanto.

A Villa Bisutti e nossos consultores conhecem bem a celebração e sabem da importância de cada detalhe.

E você, já conhecia nossos eventos de Bar e Bat Mitzvah? Conta aqui nos comentários o que achou do nosso artigo e tendo qualquer dúvida comente também.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.